4 blogs indispensáveis para quem tem perda auditiva


blogs-sobre-perda-auditiva

Compartilhar dificuldades, alegrias e tristezas sobre a perda auditiva, aparelhos auditivos e implante coclear. Alguns blogs na internet funcionam como verdadeiros canais de troca de experiência para usuários de próteses auditivas ou de IC. Ler esses relatos pode ser uma excelente forma de solucionar dúvidas, superar preconceitos e se adaptar melhor a essa tecnologia auditiva. Conheça alguns desses blogs indispensáveis para quem tem perda auditiva.

Blogs sobre surdez, aparelhos e IC

Crônicas da Surdez

Considerado um dos endereços mais famosos nessa área de saúde auditiva, o Crônicas da Surdez é escrito por Paula Pfeifer Moreira desde 2010. Aos 16 anos, ela recebeu o diagnóstico de deficiência auditiva bilateral neurossensorial progressiva.

Depois de muitos anos usando aparelhos auditivos, ela fez o implante coclear – primeiro fez o direito e, no ano passado, ativou o esquerdo. Autora de dois livros – “Crônicas da Surdez” e “Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear”, Paula trata a perda auditiva de uma maneira muito profunda e que muitas vezes foge ao lugar comum.

Além de contar histórias de usuários,  ela fala sobre questões e dúvidas comuns a todos os usuários de aparelhos e IC. A partir de suas histórias pessoais, ela levanta questões e pontos importantes.

Desculpe, não ouvi

Palestrante e escritora, a carioca Lakshmi – mais conhecida como Lak Lobato – acordou surda poucos dias antes de completar 10 anos de idade – por conta de uma provável sequela tardia de caxumba. O diagnóstico: surdez profunda bilateral.

Durante 26 anos, ela foi o que chama de “usuária exclusiva” da leitura labial. Em outubro de 2009, então com 32 anos de idade, fez seu primeiro Implante Coclear no ouvido esquerdo. Anos depois, também fez o implante no direito e o resultado foi mulher superior ao primeiro  – hoje é capaz de ouvir música e dispensa a leitura labial.

As experiências de Lak no blog, que também já viraram livro, incluem dicas e experiências sobre próteses auditivas e IC. É muito bacana redescobrir os sons junto com ela.

Meu mundo silencioso

A estudante de engenharia elétrica Danielle Kraus Machado tem surdez moderada neurossensorial, bilateral e progressiva. Com muito humor, ela fala sobre suas experiências antes e depois de receber a doação de um aparelho auditivo pelo SUS. De um jeito descontraído e, na maioria das vezes, divertido, ela lança um olhar sobre coisas cotidianas da vida de quem tem perda auditiva – como não entender um recado, não repassá-lo e depois simplesmente levar uma bronca da mãe.

Fonoaudióloga tira dúvidas

Não escuto

Escrito pela fonoaudióloga Mirella Boaglio Horiuti, o blog tem informações muito interessantes sobre o universo das próteses auditivas. Ela soluciona dúvidas sobre diversos assuntos, dá dicas incríveis sobre como cuidar de aparelhos,  fala sobre modelos, tecnologia, zumbido – tudo de um jeito claro.

Os posts são supercompletos e abordam assuntos que interessam tanto para os usuários das próteses quanto para familiares e cuidadores de pessoas com perdas auditivas. É um conteúdo bastante abrangente, como o que você também pode encontrar aqui no Aparelho Auditivo e no site da Direito de Ouvir.

E aí, conte para a gente, você já acessou algum destes sites? Conhece outro blog bacana que fale sobre o universo da audição? Indique para a gente!

 

Tópicos: Saúde Auditiva
arrow-up