A obesidade e a perda auditiva


Segundo pesquisa do Harvard Nurses’ Health Study, os quilos extras podem favorecer a uma futura perda da audição. O estudo foi realizado entre 1989 e 2009, e contou com a participação de 68.000 mulheres.
Com as entrevistas, os pesquisadores concluíram que quanto maior o índice de massa corporal ou maior a circunferência da cintura, maior a probabilidade de perda auditiva comparando-se com as mulheres de peso adequado.
A associação da perda auditiva ao Índice de massa corporal se deu pela detecção de que quando este estiver entre 30 e 39, a probabilidade de perda da audição vai de 17% a 22%. Já na categoria obesidade extrema com o IMC acima de 40, as chances de perda da audição sobem para 25%. Quanto ao tamanho da cintura foi detectado na pesquisa que cinturas maiores que 34 polegadas têm 27% de chances de terem perda auditiva.
Os estudiosos explicam que a obesidade pode causar estreitamento dos vasos sanguíneos, o que compromete o fluxo do sangue que pode gerar a pressão arterial elevada, uma condição que prejudica a audição.

Tópicos: Perda auditiva
arrow-up