Closed caption ou legenda oculta


Closed caption ou legenda oculta - Acessibilidade Já

A busca por mais acessibilidade para deficientes auditivos é urgente e, certamente, a presença de legendas em programas televisivos é um passo importante para que essa acessibilidade seja alcançada.

O sistema de legendas Closed Caption, também conhecido pela sigla CC, é um dos sistemas de transmissão de legendas via sinal de televisão que contribui para maior acessibilidade. Esta função está disponível em alguns televisores, e permite aos deficientes auditivos acompanhar os programas transmitidos. Essas legendas ficam ocultas até que se selecione a função CC na televisão.

Esta legenda além de descrever a fala dos atores, também descrever qualquer som presente na cena: palmas, passos, risos, música.

Se o programa for gravado a CC coincide com o texto do teleprompter (tela de auxilio textual na câmera filmadora comumente usado para leitura dos apresentadores), mas se o programa for ao vivo se dá por estenotipia eletrônica (digitação da fala em um teclado especial de sílabas) ou reconhecimento de voz (programa de computador interpreta as vozes e cria o texto).

Sua criação representa um avanço, pois antes os deficientes auditivos tinham que ler os lábios dos apresentadores, o que muitas vezes não é possível caso este se vire ou a imagem se desloque para outra cena. No entanto, ainda não são todos os programas que disponibilizam essa legenda oculta, por exemplo, os maiores programas de audiência da Rede Globo não disponibilizam – Domingão do Faustão, Caldeirão do Huck e Altas Horas.

A luta pela acessibilidade continua.

Tópicos: Sem categoria
arrow-up