Alergias podem causar problemas auditivos


alergias-podem-causar-problemas-auditivos

Você sabia que as alergias podem causar problemas auditivos? É que, além dos olhos e do nariz, a tuba auditiva, canal que liga o ouvido médio à faringe, também é afetada pelas irritações.

Quando a inflamação e o muco nasal são gerados nas vias respiratórias, são comuns os casos de otites.  É importante lembrar também que as inflamações e infecções no ouvido podem provocar tonturas, perda de equilíbrio, sensação de pressão ou de obstrução e até mesmo perda de audição.

Para evitar problemas no aparelho auditivo, o ideal é ir ao médico assim que surgirem os primeiros sintomas.

Fazer a higiene correta das vias respiratórias e dos ouvidos também contribui para a redução de infecções.

Como limpar o ouvido?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cerume no ouvido tem um papel importante: reter sujeira, bactérias e outras partículas que podem causar ferimentos, irritação ou infecções.

Na maioria das vezes, os ouvidos se limpam sozinhos. Quando você come ou fala, os movimentos do maxilar empurram a cera para o ouvido externo, de onde você pode remover com facilidade, usando um pedaço de algodão umedecido.

Mas quando o cerume se intensifica e atrapalha a audição, ele pode ser removido por um profissional.

As hastes flexíveis não devem ser utilizadas para a limpeza porque podem empurrar a cera para dentro do canal auditivo, até mesmo contra o tímpano, causando uma infecção ou perfuração.

Se o cerume estiver realmente incomodando, não utilize líquidos ou outros objetos. Procure um médico.

Tópicos: Saúde Auditiva
arrow-up