Alimentação saudável previne perda de audição


alimentacao-saudavel-previne-perda-auditiva

Manter uma alimentação saudável e balanceada pode fazer a diferença não só para o corpo, mas, também para audição. Para isso existem alguns alimentos que podem reduzir o risco de desenvolver a perda auditiva ou impedir que ela progrida.

Potássio: amigo nº1 da audição

O potássio quando ingerido em poucas quantidades pode influenciar na perda auditiva. Esse mineral é o responsável por suportar a transmissão de impulsos nervosos, então é recomendável a ingestão de frutas como: damasco, banana, melão e laranja, além de batata, espinafre, feijão e leite.

Vitaminas = saúde auditiva

Alimentos como limão, laranja, tangerina e aqueles ricos em vitamina E como amêndoas, óleo de girassol e manteiga de amendoim, os pesquisadores sugerem o consumo em grandes quantidades dessas vitaminas.

Estes nutrientes ajudam a aliviar a perda auditiva, possibilitando a correção de deficiências nutricionais, aumentando a circulação sanguínea, melhorando o sistema imunológico e o combate à infecção.

Alimentos que favorecem a perda auditiva

Embora alguns alimentos façam muito bem para audição, outros podem ser considerados verdadeiros inimigos dela. Os açúcares e carboidratos quando consumidos em grande quantidade podem levar a problemas como a diabetes e a hipertensão, que também podem favorecer a perda auditiva.

A cafeína também é uma substância controversa quando o assunto é saúde auditiva. Alguns especialistas apontam que ela pode ser um gatilho para acentuar os incômodos do zumbido. Mas, algumas pesquisas apontam que, se consumida na dose certa, ela pode ser uma aliada no combate a esse sintoma. De qualquer modo, a dica é tentar identificar como a cafeína age no seu organismo e evitá-la caso perceba a acentuação de algum problema.

Na dúvida, procure sempre o auxílio de um profissional de nutrição e/ou de um otorrinolaringologista. Ambos os especialistas poderão ajudar você a  manter uma alimentação saudável e também solucionar ou até mesmo prevenir problemas relacionados com a sua audição.

Tópicos: Aparelhos Auditivos
arrow-up