Alimentos da ceia de Natal ajudam a saúde auditiva


alimentacao-ceia-fim-de-ano

Você sabia que alguns alimentos muito consumidos durante a ceia do Natal e as festas de fim de ano podem ajudar na saúde auditiva?

Damascos e passas, por exemplo, são ricas em potássio. Esse mineral é o responsável por suportar a transmissão de impulsos nervosos e, se não for consumido na quantidade ideal, pode contribuir para perdas auditivas.

Outro alimento que pode contribuir para proteção da saúde auditiva é a amêndoa. Considerada um superalimento porque reduz o colesterol e proporciona benefícios para o sistema cardiovascular, ela é rica em vitamina E e tem uma função antioxidante, protegendo as células do estresse oxidativo e do envelhecimento precoce. Bastam 35 gramas de amêndoa para fornecer 45% de Vitamina E recomendada diariamente.

amendoas-ceias-fim-ano

Muito consumidas na ceia do Ano Novo, as lentilhas também são um alimento que favorece a audição porque possuem folato ou ácido fólico. Uma pesquisa publicada no Journal of Nutrition apontou que a deficiência de deficiência de folato no sangue pode aumentar consideravelmente o risco de desenvolver perda auditiva. A boa notícia é que as lentilhas são baratas e podem ser consumidas no lugar do feijão.

Vale a pena lembrar também é importante não descuidar da hidratação. O consumo de água é importante para manter o fluxo sanguíneo e a nutrição das células.

O que deve ser evitado

Nem só de alimentos que favorecem a audição vivem as festas de final de ano. O excesso de açucares e gorduras, muito presente em muitas ceias, é um dos principais inimigos de nossa capacidade de ouvir.

O excesso de glicose aumenta da insulina, que tem uma função importante na regulação de íons do ouvido.Gorduras e álcool também contribuem para a deterioração das células.

Quer saber mais? Leia aqui!

Tópicos: Audição, Saúde Auditiva

Outubro Rosa

01/10/2013

arrow-up