Aparelho auditivo faz barulho?


Aparelho auditivo faz barulho?

O aparelho auditivo realmente faz barulho? Depois de ouvir esta dúvida muitas vezes, a diretora técnica da Direito de Ouvir, Andréa Varalta Abrahão, resolveu respondê-la. Confira:

O que o aparelho auditivo faz?

Sou uma amante e defensora do aparelho auditivo. É uma tecnologia que só vem acrescentar benefícios aos que dela dependem. E sabemos que muitas pessoas necessitam do uso do aparelho de surdez para facilitar a audição, e, por diversos fatores, não o usa.

Em rotina de consultório, os pacientes que dão o primeiro passo em direção ao uso do aparelho auditivo sempre nos perguntam: – Faz muito barulho mesmo? — Conheço uma pessoa que não se adaptou!

A resposta sempre surpreende: NÃO. Aparelho não produz barulho algum. O que acontece é que uma das funções do APARELHO AUDITIVO é a de amplificar os sons já existentes ou produzidos por terceiros e é isso que o aparelho faz. Amplifica sons… todos os sons!

Mas o que realmente acontece?

O que ocorre na maioria dos casos é a privação sonora por longo período. A perda auditiva tem várias características: uma delas pode ser a progressão, e o paciente muitas vezes não percebe o aumento da perda auditiva até que a mesma o prejudique na comunicação.

Porém, até chegar a esse estágio, o paciente já não ouve alguns sons na mesma intensidade e por adaptação cerebral acaba acostumando com esse padrão sonoro. Afinal, que malefício traz ouvir menos um barulho de um caminhão, o chiado de uma panela de pressão ou o toc-toc de um salto de sapato. São barulhos que pra quem perdeu um pouco da audição não há tanta queixa como quando atingem os sons de fala.

Por que o aparelho auditivo é importante?

Ao protelar a colocação do aparelho auditivo, deixamos de estimular o nervo auditivo para reconhecimento de sons, e quanto maior o tempo de privação desses sons, maior será a dificuldade de acostumar com eles novamente.

Percebemos que o paciente que está em processo inicial da adaptação do aparelho auditivo, queixa-se exatamente da presença de sons, que pra ele não tem tanto significado, pois querem ouvir apenas os sons de fala, para melhorar a comunicação. Porém, isso impossível! Com a alta tecnologia das próteses auditivas conseguimos atenuar sons desagradáveis, porém, eliminá-los é pouco provável e desaconselhável.

 

Tópicos: Aparelhos Auditivos
arrow-up