Aparelhos auditivos: como é o processo de adaptação


aparelho audiivo

5 passos para usar aparelho auditivo

Aparelho auditivo para algumas pessoas ainda é um tabu, e isso acaba sendo um impedimento para quem necessita usar a prótese para ter mais qualidade de vida, sociabilidade entre outras situações do cotidiano.

A principal dúvida é como funciona o processo de adaptação. Algumas pessoas adiam o uso ou simplesmente ignoram o problema sem nem conhecer os tratamentos e tipos de aparelhos disponíveis.

Para auxiliar nesse processo, separamos um passo a passo da adaptação:

Primeiro passo: Você tem perda auditiva? Se você pede para as outras pessoas repetirem o que falam, ouve rádio e TV num volume que incomoda as outras pessoas, fica perdido em conversas em grupo ou em locais barulhentos? Esses são os primeiros sintomas de perda auditiva. Procure um otorrinolaringologista, ele é o médico responsável para fazer o encaminhamento para um fonoaudiólogo.

Segundo passo: Diagnóstico – O fonoaudiólogo  vai avaliar sua audição fazendo uma audiometria, esse exame vai atestar a perda auditiva e qual  aparelho auditivo é recomendado para o seu caso. Para colocar e fazer a adaptação é preciso procurar um fonoaudiólogo.

Terceiro passo: Procurar um fonoaudiólogo – São os fonoaudiólogos que analisam a perda auditiva e recomendam o modelo ideal para cada caso. Nessa etapa, você verá que são muitas opções de aparelho, e que a tecnologia usada só trará benefícios para o seu dia a dia.

Quarto passo: Adaptação – Nesse momento é tudo feito com calma e muito critério. O fonoaudiólogo se preocupa com vários aspectos para fazer a adaptação do seu aparelho. Tudo é levado em conta, qual o tipo de perda auditiva, se você gosta de discrição. Hoje com o auxílio da tecnologia e softwares especiais é possível conseguir que o aparelho supere suas necessidades. Pode acontecer do seu aparelho precisar de alguns ajustes até que você fique confortável, mas calma! Isso é natural é esperado na maioria dos casos.

Quinto passo: Teste gratuito – Algumas empresas oferecem a possibilidade do paciente testar o aparelho sem compromisso. Uma delas é a Direito de Ouvir, se puder escolha esse tipo de serviço. Como funciona? Após constatado o problema auditivo a Direito de Ouvir, disponibiliza o aparelho que o fonoaudiólogo te indicar durante 7 dias, gratuitamente. Esse método de atendimento visa o seu bem-estar e as suas decisões. Ao final do teste você vai estar mais cofiante sobre sua escolha de usar aparelho auditivo.

Solucionamos suas dúvidas?  Agende uma avaliação

https://www.direitodeouvir.com.br/agende-sua-consulta

Tópicos: Aparelhos Auditivos
arrow-up