Por que os aparelhos auditivos apitam?


por-que-aparelhos-auditivos-apitam

Muitas pessoas que começam a usar os aparelhos auditivos se espantam quando os dispositivos apitam. O barulho é a chamada microfonia ou feedback, um retorno do sinal de saída do aparelho para o microfone.

Cada vez mais raro nos aparelhos auditivos modernos, que possuem recursos específicos de controle de microfonia, esse ruído pode acontecer por várias causas.

Abraços, passar a mão perto do aparelho, encostar o telefone… Em alguns dispositivos, todas essas ações podem causar o apito. De uma maneira geral, quanto mais potente um aparelho é, mais chances ele tem de apitar. Moldes ou cápsulas ventilados também facilitam esse barulho incômodo.

Casos os aparelhos comecem a apitar com uma frequência maior e não apenas nessas situações, é preciso observar se não estão ocorrendo os seguintes problemas:

Obstrução do canal interno: a cera de ouvido pode fazer com que o som seja refletir, causando o apito. Neste caso, é preciso fazer a limpeza do canal e ficar atento ao paciente: em muitas pessoas o uso das próteses auditivas estimula a produção de cera e, por isso, pode causar a obstrução com mais frequência

Molde ou cápsula desencaixado – Com o passar dos anos ou se o paciente perder peso, a cápsula ou o molde podem ficar frouxos. Essa folga pode favorecer a “reflexão” do som e, consequentemente, a microfonia

Agravamento da perda auditiva – Quando a perda auditiva aumentou e o paciente precisa ficar aumentando o controle de volume, pode estar dando mais chance para a microfonia

Problemas técnicos – Se o aparelho auditivo tem controle de microfonia, pode ser um problema técnico. Caso não tenha, outros defeitos também podem estar provocando o feedback

Como cuidar do seu aparelho auditivo

O que fazer para evitar a microfonia?

O ideal é sempre consultar o fonoaudiólogo que fez a adaptação dos seus aparelhos. Este especialista pode verificar seu ouvido, o molde e a cápsula e encontrar o problema. Ele também pode falar com você sobre a possibilidade de trocar sua prótese por uma com controle de microfonia – caso você tenha interesse, é claro.

E se eu não escuto o aparelho auditivo apitar?

A frequência de som provocada pela microfonia normalmente está entre 2000 e 5000 Hz – frequências consideradas bem agudas. Se a perda auditiva do paciente for de grau moderado (mais ou menos 55 decibéis) ou maior nesta faixa de frequência, existe uma chance muito grande dele não perceber que seu aparelho auditivo está apitando.

Saiba mais sobre os graus de perda auditiva!

Tópicos: Aparelhos Auditivos
arrow-up