Aparelhos auditivos: como funciona a adaptação?


como-funciona-adaptacao-aparelhos-auditivos

Aparelhos auditivos. Para muitas pessoas, estes pequenos dispositivos que podem fazer verdadeiros milagres na vida de quem tem perda auditiva ainda são um mistério. Dúvidas sobre como funciona a adaptação deles são muito comuns. Posso comprar os aparelhos auditivos em sites chineses? E se eu preferir comprar um usado? É o otorrinolaringologista que faz a adaptação? Questões como essas são muito comuns. Para ajudar a entender o processo, confira o passo a passo da adaptação:

Passo 1: Investigar a perda auditiva – A pessoa precisa ficar pedindo para as outras repetirem o que estão dizendo? Ouve rádio e TV em volumes muito altos? Fica totalmente perdida em conversas de grupo ou em lugares barulhentos? Estes são indícios de perda auditiva. Então o que fazer? Procurar um otorrinolaringologista.

Passo 2: Diagnóstico da perda –  Só o otorrinolaringologista pode indicar o uso de aparelhos auditivos. Ele solicita exames, como a audiometria, para atestar a perda auditiva e recomenda o uso das próteses. Só que ele não faz a adaptação delas – o paciente com perda auditiva precisa então procurar um fonoaudiólogo.

Passo3: Consulta com o fonoaudiólogo – São os fonoaudiólogos que analisam a perda auditiva e conseguem  recomendar o modelo ideal para cada caso. Nessa etapa, você pode se surpreender com a quantidade de opções e a tecnologia dos aparelhos. Realmente, eles são muito modernos!

Passo 4: Adaptação dos aparelhos – O fonoaudiólogo se preocupa com diversos aspectos para fazer a adaptação dos aparelhos. A perda auditiva, o estilo de vida do paciente, a maneira como ele lida com o déficit auditivo, se gosta de modelos de aparelho mais discretos… Com a ajuda de softwares especiais, ele consegue fazer com que o aparelho supra as necessidades de cada paciente. É claro que nem sempre esses ajustes acertam de primeira. Pode ser necessário voltar ao consultório mais de uma vez… Agora pense bem: se você comprar um aparelho auditivo por conta própria em um site chinês: como vai saber se é ideal para a sua perda? Quem vai acompanhar toda a sua adaptação?

Passo 5: Teste gratuito – Muitas empresas, como a Direito de Ouvir, oferecem a possibilidade de o paciente testar o aparelho auditivo sem compromisso durante um período. Se puder, opte sempre por este tipo de serviço. É muito importante poder usar a prótese para ter certeza de que ela é a certa para o seu caso. A tecnologia ajuda muito na hora de selecionar o aparelho certo para cada tipo de perda, mas não substitui a percepção do paciente.

A adaptação pode levar tempo e exigir dedicação. Confira dicas para torná-la mais fácil.

Tópicos: Aparelhos Auditivos, Perda auditiva, Saúde Auditiva
arrow-up