Categoria: Perda auditiva

A perda auditiva pode ser classificada em três tipos:  condutiva, mista ou neurossensorial.

Na primeira, há um bloqueio na transmissão do som. Isso pode acontecer, por exemplo, quando a cera entope o conduto auditivo e impede o tímpano de vibrar. Ela também acontece quando há uma interrupção na transmissão das ondas sonoras para o cérebro, como quando há ferimentos no tímpano.

Na perda neurossensorial há falha do nervo auditivo. Portanto, mesmo que as vibrações sonoras atinjam o ouvido interno, elas não são enviadas como impulsos para o cérebro. Isso acontece por conta do envelhecimento natural das células, por infecções virais, barulhos muito altos, efeitos colaterais de medicamentos. E a perda mista reúne os dois tipos.

Sete anos é a média de tempo que uma pessoa com perda auditiva leva para procurar tratamento. O problema é que neste intervalo de tempo pode acontecer atrofia do nervo auditivo. Em muitos casos, os danos podem estar também muito além da audição.

Perda auditiva x depressão

Pessoas com perda auditiva tendem a se isolar e têm mais chances de desenvolver depressão e outras demências como o Alzheimer. Uma pesquisa da  Universidade Johns Hopkins, uma referência em saúde nos Estados Unidos, identificou uma relação entre perda auditiva não tratada e problemas de saúde física, emocional e mental.

Entre os idosos com perda auditiva não tratada, 32% haviam sido hospitalizados, 36% tinham uma probabilidade maior de sofrer danos nos próximos dez anos e 57% estavam mais suscetíveis a sofrer depressão.

E isso é muito ruim – essa demora pode prejudicar muito a qualidade de vida. Além disso, quando as pessoas com perda auditiva usam aparelhos auditivos, eles sentem mais prazer em fazer as coisas e se sentem mais envolvidos com a vida.

Perda auditiva - 3 meses atrás

Perda Auditiva E Doença Renal Crônica

Um time de pesquisadores australianos descobriu que adultos em meia-idade que convivam com doença renal…

Leia mais

Perda auditiva - 3 meses atrás

Conheça a Síndrome de Waardenburg

A síndrome de Waardenburg consiste em um grupo de doenças genéticas que podem levar à…

Leia mais

Perda auditiva - 4 meses atrás

Perda auditiva afeta personalidade dos idosos

Um estudo sueco apontou que a perda auditiva pode afetar a personalidade dos idosos. Durante…

Leia mais





Perda auditiva - 7 meses atrás

5 atitudes que irritam quem tem perda auditiva

Além de lidar com a curiosidade alheia, quem tem perda auditiva muitas vezes precisa também…

Leia mais

arrow-up