Categoria: Perfuração no tímpano

Perfuração no tímpano- causas, sintomas e tratamento
A perfuração no tímpano pode acontecer por diversas causas. Uma delas é uma pressão forte contra a membrana – provocada por um tapa, um beijo no ouvido ou até mesmo alteração na pressão atmosférica. Outra causa muito comum de perfuração timpânica é a inserção de objetos pontiagudos no ouvido, como hastes flexíveis, grampos e palitos. Infecções no ouvido médio com acúmulo de secreção purulenta também podem estar na lista de causas da ruptura da membrana timpânica. Traumas acústicos provocados por sons altos ou explosões são outras formas de danificar a membrana do tímpano.

Sintomas de tímpano perfurado

Intensa dor de ouvido,
Zumbido no ouvido;
Corrimento pelo ouvido;
Sangramento pelo ouvido;
Tontura ou vertigem.
Coceira no ouvido;
Diminuição da audição;

Alertas!
O ideal é procurar um especialista da área se suspeitar que o tímpano esteja perfurado. Especialmente se tiver com secreção ou sangramento e também se acontecer a diminuição da audição ou surdez do ouvido afetado.

Como tratar a perfuração do tímpano
O diagnóstico da perfuração é feito pelo otorrinolaringologista. Se for pequena, a perfuração pode fechar em algumas semanas. Já casos de um tímpano perfurado gravemente podem necessitar cirurgia reconstrutiva chamada timpanoplastia.

Quando a cirurgia é adequada?

A cirurgia para correção do tímpano perfurado é indicada quando a membrana não se recupera completamente após 2 meses de abertura. Durante o procedimento, pode ser usado anestesia geral e também pode ser feito um enxerto, que é pedaço de pele retirada de outra região do corpo e colocada no lugar do tímpano. Após a cirurgia a pessoa precisa descansar e evitar esforços físicos.


arrow-up