Categoria: Ronco e apneia do sono

O ronco e a apneia do sono são dois importantes problemas de saúde. Muitas vezes as pessoas que sofrem destes problemas nem sempre procuram tratamento para eles.

Normalmente o ronco acontece quando, durante o sono,  os músculos das vias aéreas relaxam e, dessa maneira, o espaço por onde o ar passa fica reduzido. Ao passar por esse estreitamento, o ar faz tecido como o palato mole (céu da boca), a língua e as amídalas vibrarem, produzindo um ruído conhecido como ronco.

Já a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma obstrução da passagem do ar, ou seja, há paradas na respiração. Frequentemente está associada ao ronco. Sabe que a prevalência é no sexo masculino, a obesidade e o fator idade também contribuem para a alteração. O ronco habitualmente se associa com apneia.

Sintomas do ronco e da apneia

Os principais sintomas são: sonolência excessiva, perda de memória, falta de atenção, diminuição da concentração, baixa produtividade, diminuição da libido, impotência, cefaleia, cansaço ao acordar, agressividade, irritabilidade, ansiedade, depressão e amnésia retrógrada.Durante o sono, podem ser: engasgos e sufocação, agitação, insônia, refluxogastroesofágico e sudorese noturna.


arrow-up