Pessoas com artrite reumática podem ter perda auditiva


artrite-perda-auditiva

Estudos apontam que pacientes que sofrem de artrite reumática têm mais chance de desenvolver perda auditiva do que as pessoas que não sofrem da doença.Um grupo de pesquisadores do Departamento de Imunologia e Reumatologia do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, no México, avaliou 113 pacientes com artrite reumática. Foram realizadas avaliações audiométricas e reumáticas concomitantes com intervalos de 6 meses, além de entrevistas, avaliações otoscópicas e audiometrias tonais.

Os resultados mostraram que as articulações do ouvido médio podem estar sujeitas a comprometimento reumático, causando prejuízo auditivo.

Entre os pacientes com artrite reumática estudados, houve uma prevalência de 25 a 72% de perda auditiva sensório neural. Neste tipo de déficit auditivo, também conhecido como neurossensorial, há uma menor eficiência na transmissão dos sons, geralmente causada por redução ou danos nas terminações nervosas. O resultado é uma diminuição na percepção da intensidade e na qualidade do som que afetam na forma de ouvir os barulhos e entender a fala.

Audiometrias revelaram que pacientes com artrite reumática têm alta prevalência de perda auditiva em todas as frequências.

Saiba mais sobre a artrite reumática

Classificada como uma doença inflamatória crônica, a artrite reumática causa dor, inchaço e rigidez nas articulações. Normalmente, as articulações das mãos e dos pés são as mais atingidas por essa doença.

Por ser uma doença crônica e autoimune, a artrite reumática ou reumatoide não tem cura, mas pode ser controlada. Atualmente, existem tratamentos e medicações que possibilitam que a doença fique inativa e o paciente tenha qualidade de vida.

O tratamento para a artrite reumatoide varia de acordo com as características do paciente e sua resposta imunológica e pode incluir medicamentos, fisioterapia e até cirurgias.

Artrite e perda auditiva

Apesar de ser relativamente pequeno, o estudo mostra a importância da prevenção da perda auditiva principalmente durante o tratamento da artrite. Os pacientes predispostos ou que sofrem com a doença devem fazer audiometrias com frequência.

Pacientes de problemas auditivos e que sofrem com artrite reumática podem ser beneficiados com o uso de diferentes tipos de aparelho auditivo e implante de aparelhos. Além disso, os antioxidantes, como por exemplo, a vitamina E, pode funcionar como proteção para o ouvido interno.

Tópicos: Perda auditiva
arrow-up