5 atitudes que irritam quem tem perda auditiva


atitudes-irritam-pessoas-perda-auditiva

Além de lidar com a curiosidade alheia, quem tem perda auditiva muitas vezes precisa também enfrentar a falta de noção ou a ignorância de muitas pessoas. Conheça cinco atitudes que costumam irritar profundamente quem tem deficiência auditiva

Perguntar se a pessoa não está de aparelho auditivo

A cena é bastante comum: uma pessoa da família, um amigo ou alguém do trabalho fala alguma coisa que o usuário de aparelho auditivo não compreende. O que se segue é uma pergunta quase clássica: mas você não está de aparelho? Sim, ela pode estar usando as próteses, mas isso não garante que ela vá entender tudo o que os outros dizem – nem mesmo os ouvintes naturais conseguem essa façanha, não é mesmo? Então se você não quiser tirar uma pessoa com perda auditiva do sério, considere que, apesar dos dispositivos, a audição dela pode demorar um pouco para processar a fala, e não faça JAMAIS essa pergunta.

Por que você não pode esperar por um aparelho auditivo 

Dizer: ‘deixa para lá, não é nada’ no meio da conversa

Duas pessoas estão conversando. Uma delas, que tem perda auditiva, não está muito atenta e, em determinado momento, não entende o que a outra diz. Quando fala que não entendeu, ouve de volta: ‘Deixa para lá, não é nada’. Acredite, importa sim. Coloque-se no lugar da outra e pense o quanto essa atitude pode ser irritante ou até pode magoar. É preciso ter paciência e compreender que o aparelho auditivo não é garantia de 100% de compreensão de fala. Sim, pode ser que você precise repetir mais de uma vez.

Começar a conversa e sair andando

Se para um ouvinte normal nem sempre é fácil ouvir uma pessoa falando em outro ambiente, imagine só para alguém com perda auditiva? Dependendo do barulho fica praticamente impossível de entender o que está sendo dito. E aí já sabe qual o próximo passo, não é? A pessoa vai pedir para repetir e o ouvinte vai perguntar se ela não está de aparelhos ou dizer: não é nada. ;(

Ignorar que a leitura labial pode ser importante

Muitas pessoas com perda auditiva fazem uso da leitura labial para ajudar na comunicação. Mas, por mais que um deficiente auditivo tenha experiência nisso, pode se embolar com algumas palavras com articulação parecida.

Conversar ao mesmo tempo

Por mais que a pessoa com perda auditiva esteja bem adaptada aos aparelhos auditivos e faça uso de leitura labial, é muito complicado acompanhar uma conversa em que várias pessoas falam ao mesmo tempo. Se prestar atenção já fica difícil para um ouvinte, imagine para quem tem prótese auditiva. Em um caso como esse, compreenda que a atenção fica mesmo dividida e boa parte da compreensão pode ficar perdida.

 

Tópicos: Perda auditiva
arrow-up