Audição: revolução tecnológica a caminho


O tratamento da perda de audição e o aprimoramento de técnicas utilizadas pela medicina podem em breve sofrer grandes mudanças com o avanço e a revolução tecnológica.

Na Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália, e na Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, pesquisadores desenvolveram tecnologias capazes de reverter parte da perda auditiva através de métodos de terapia genética.

A ideia dos estudos é inserir o DNA terapêutico nas células dos pacientes para substituir o material genético danificado ou apenas reestruturá-lo em alguns casos. No caso da pesquisa realizada nos Estados Unidos, ela deve ser testada em humanos em pouco tempo.

aparelho auditivo aparelhos auditivos DNA  Audição: resultados satisfatórios

Na Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, o objetivo da pesquisa é devolver ao deficiente auditivo a audição natural, ou seja, a ideia é reparar o ouvido ao invés de imitar artificialmente suas funções.

Segundo os estudos, pacientes com nervos auditivos mais danificados necessitam de sinais elétricos muito potentes, o que dificulta o reconhecimento das frequências sonoras, prejudicando, por exemplo, ouvir música e a identificar vozes.

Os pesquisadores aprofundaram-se na perda auditiva das células ciliadas da cóclea, que é motivada por excesso de ruídos, doenças e consumo de algumas drogas. Para alcançar os resultados, testes foram realizados com a introdução de um gene em um vírus inofensivo, que por sua vez foi introduzido na cóclea de camundongos que haviam perdido quase todas as suas células ciliadas.

Segundo os pesquisadores, após dois meses a capacidade auditiva dos roedores tinha melhorado em cerca de 20 decibéis, seria como ouvir com as mãos sobre os ouvidos e com a pesquisa passar a ouvir como normalmente.

A partir de agora a equipe tentará encontrar voluntários que possuem perda auditiva crônica ocasionada pela destruição das células ciliadas para iniciar os testes. Espera-se que o objetivo seja alcançado num período de duas semanas a dois meses.

Como está a sua audição?  Faça uma avaliação e veja como está sua saúde auditiva fazendo um teste rápido.

 

Tópicos: Audição
arrow-up