Audiometria Infantil: prevenção e intervenção auditiva


A audição é fundamental para qualquer criança principalmente por estar ligada ao desenvolvimento da fala e da linguagem. Nos primeiros anos de vida é muito importante que sejam feitos exames, como a audiometria infantil, que previne, detecta e intervém qualquer alteração auditiva.

Audiometria Infantil: O que é?
Trata-se de um exame que avalia a função auditiva da criança.

Audiometria Infantil: Como é feito?
Caracteriza-se pela utilização de técnicas lúdicas que envolvam a criança no ambiente de teste. Na ocasião são apresentados sons e ao percebê-los o paciente deve encaixar uma peça em algum determinado brinquedo ou apertar um botão, por exemplo. O exame pode ser realizado com ou sem fone.

Audiometria Infantil: Quem realiza?
A audiometria infantil é realizada por um fonoaudiólogo que será responsável por identificar as alterações auditivas, orientar a criança e sua família, além de buscar possibilidades de solução e melhora na sua qualidade de vida.

Audiometria Infantil: Objetivos
Sua função é fornecer informações como: o tipo e o grau da perda auditiva, através de níveis mínimos de respostas aos estímulos sonoros apresentados. Além disso, é possível detectar a deficiência auditiva leve, moderada, severa ou profunda e auxiliar no diagnóstico e no processo da reabilitação auditiva.

Além da audiometria infantil há a audiometria ocupacional que analisa os ruídos no ambiente de trabalho, sendo um exame muito importante para evitar a surdez vinda dos barulhos excessivos.

 

Tópicos: Saúde Auditiva
arrow-up