Audiometria ocupacional: um exame rápido e indolor


Os ruídos provocados no ambiente de trabalho podem ser prejudiciais para audição de qualquer pessoa. Com objetivo de avaliar e detectar possíveis alterações auditivas (tipo e grau) do trabalhador que fica exposto ao ruído existe a audiometria ocupacional.

Esse exame é rápido, indolor e previsto pelas leis trabalhistas de acordo com os critérios propostos pela NR-7. Para que seja realizado com sucesso é preciso repouso auditivo de no mínimo 14 horas além da compreensão do teste para que as respostas aos sons apresentados sejam adequadas.

A audiometria ocupacional deve ser realizada na admissão do funcionário, seis meses após a contratação, anualmente e na demissão. Caso seja detectado qualquer problema auditivo no trabalhador, caberá à empresa adotar medidas que evitem o agravamento da sua audição e de suas consequências legais.

Todo e qualquer exame de audiometria deve ser feito somente por um fonoaudiólogo ou médico, ou seja, profissionais legalmente habilitados. Sendo assim, todo trabalho que exige exposição intensa ao ruído deve ser feito o exame e o acompanhamento de para evitar problemas que podem até causar a perda definitiva da audição.

 

Saiba mais sobre saúde auditiva em nosso blog!

 

 

Tópicos: Sem categoria
arrow-up