Audiometria vocal: reconhecimento dos sons da fala


Para avaliar a audição existem vários exames que são responsáveis por detectar qualquer anormalidade. A audiometria é um desses exames e os principais são: tonal e vocal.

A audiometria vocal tem como função principal avaliar a capacidade do paciente de perceber e reconhecer os sons da fala, além de complementar o exame de audiometria tonal.

A realização do exame consiste no paciente ouvir palavras através dos fones e repeti-las devendo acertar no mínimo 88%, baseado na porcentagem máxima de 100%. O paciente precisa ficar de repouso acústico por 14 horas, ou seja, durante esse período é importante não estar exposto a ruídos fortes e constantes.

O exame de audiometria vocal também pode ser realizado em crianças e em alguns casos utiliza-se brinquedos, gravuras e figuras, ou ainda a execução de ordens simples como: apontar para o nariz, boca etc.

Sendo assim, a audiometria vocal além de ser importante na descoberta de anormalidades na audição, ela é fundamental também para a implantação das próteses auditivas, pois, os seus resultados auxiliam na seleção, avaliação e adaptação do aparelho. Faça os exames regularmente.

 

Tópicos: Saúde Auditiva
arrow-up