Barulho nos estádios de futebol pode causar surdez


barulho-estadios-causar-surdez

Em junho o Brasil será o destaque do mundo com a chegada da maior competição internacional de esporte único, a Copa do Mundo de Futebol. O clima de festa e alegria que invadirá o país pode esconder alguns pontos negativos para sua saúde. Você já pensou nos inúmeros ruídos que uma partida de futebol pode gerar? Será que este barulho pode atrapalhar a saúde auditiva, causando surdez?

O nível de barulho durante uma partida de futebol pode chegar a 115 decibéis, enquanto que o máximo tolerável é de 80 decibéis. De acordo com a Norma Reguladora de Segurança e Saúde, uma exposição de apenas sete minutos a esse nível de barulho é o suficiente para causar perda permanente de audição, ou seja, surdez.

Como aproveitar o jogo sem se prejudicar com o barulho

Para que a diversão não termine no consultório médico a prevenção da surdez é o melhor caminho. No caso dos amantes do futebol o mais adequado é usar protetores auriculares quando for ao estádio. Estes acessórios permitem que a pessoa ouça o que acontece ao seu redor sem comprometer a audição.

A perda auditiva, popularmente chamada de surdez, que é causada por ruídos é muito mais comum do que se imagina, a exposição a sons de alta intensidade por um período prolongado, somado com a predisposição pode levar até a uma perda auditiva irreversível. Portanto, para não perder os grandes momentos da partida prevenir e cuidar da saúde é primordial.

Tópicos: Aparelhos Auditivos
arrow-up