Carnaval: cuidados com o aparelho auditivo


Cuidados com aparelho auditivo no Carnaval

Algumas precauções são essências na hora de cair na folia

Carnaval é sinônimo de muita alegria, dança, brincadeiras ao ar livre, músicas e atividades que envolvem água. Para cair na folia sem preocupação é preciso ter alguns cuidados com a saúde auditiva, consequentemente com o aparelho auditivo.

O primeiro cuidado que todos devem ter é com o volume do som durante os eventos carnavalescos, medições recentes mostram, que os volumes das caixas de som dos trios elétricos possuem barulho muito acima que o ouvido humano suporta.

O volume sonoro que suportamos é de 85 de decibéis, nos blocos de carnaval o som chega a ser de 120 decibéis, ultrapassando muito o permitido. O indicado para quem usa aparelho auditivo, e para quem não utiliza também é ficar distante das caixas de som, assim evita lesões nas células do ouvido.

Cuidados com aparelho auditivo

Umidade e aparelho auditivo não caminham juntos. Uma das atividades mais frequentes em blocos, trios ou até mesmo numa matinê são as brincadeiras que envolvem água, spray de espuma, é nessa hora que o deficiente auditivo precisa estar em alerta.

O ideal é evitar ficar em aglomerações, porque esses tipos de situações acontecem durante a folia. Caso aconteça do seu aparelho auditivo molhar, desligue imediatamente, seque-o com um pano e o coloque no pote de silica. No outro dia, coloque uma pilha nova e faça o teste, caso o aparelho não funcione procure o seu fonoaudiólogo.

 Som alto x aparelhos auditivos

Uma dúvida recorrente, é se o aparelho auditivo precisa ser ajustado quando o paciente for ficar exposto a som alto. Na maioria dos casos não precisa fazer nenhum ajuste, porque as tecnologias usadas na fabricação dos aparelhos já proporcionam essa comodidade, sendo assim, o deficiente auditivo está preparado para qualquer situação.

Em alguns casos se o aparelho for antigo talvez exija um ajuste. Caso o seu aparelho auditivo seja mais antigo, procure seu fonoaudiólogo, ajuste seu aparelho e aproveite o Carnaval.

 

Tópicos: Cuidados com seu Aparelho Auditivo
arrow-up