Implante de aparelho auditivo devolve audição para surdos


cirurgia-com-aparelho-auditivo-devolve-audicao-surdos

Uma técnica cirúrgica desenvolvida pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto promete devolver a audição para pessoas com surdez decorrente de problemas no ouvido externo ou médio ou unilateral. O procedimento consiste na implantação de um aparelho auditivo de titânio no osso da cabeça do paciente, atrás da orelha.

O dispositivo capta as ondas sonoras da mesma maneira que um aparelho auditivo normal, mas, em vez de enviá-las pelo canal auditivo para que elas possam ser levadas até o cérebro, elas chegam diretamente ao ouvido interno por meio do osso do crânio.

Dessa maneira, acontece uma estimulação direta para as células do ouvido interno, que são responsáveis por transformar a vibração sonora nos impulsos que serão lidos e “traduzidos” pelo cérebro. Esse atalho no processo da transmissão sonora proporciona uma resposta mais rápida e eficiente para os pacientes com perda auditiva parcial.

Outro benefício da técnica é a recuperação mais rápida do paciente. Essa cirurgia, cuja técnica foi desenvolvida na Dinamarca, pode ser feita com anestesia local e faz o implante do aparelho por meio de uma pequena incisão na cabeça. Um procedimento que leva, em média, 20 minutos e não há a necessidade de internações prolongadas.

São necessárias cerca de duas semanas até que o aparelho auditivo seja ativado no procedimento, que está sendo realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O que fazer se não sou candidato a essa cirurgia

Os aparelhos auditivos ainda podem garantir a qualidade de vida da maioria das pessoas com perda auditiva. Normalmente, o período de adaptação à prótese auditiva comum vai depender do estilo de vida do paciente, do tipo de perda auditiva, entre outros fatores.

É importante que o paciente compreenda que as próteses podem funcionar como uma espécie de fisioterapia para o ouvido. E esse processo de reabilitação auditiva pode levar tempo – não é nada parecido com o uso de óculos.

Confira dicas importantes para se adaptar às próteses

Não tenha vergonha de perguntar! O universo dos aparelhos auditivos é, provavelmente, diferente de tudo o que você já vivenciou. Por isso, pesquise bastante antes de comprar suas próteses. Se tiver dúvidas durante a adaptação, não fique com receio de perguntar para a sua fonoaudióloga. Aliás, manter um bom diálogo com a sua especialista é um passo importante para que o processo seja bem-sucedido.

Não tenha pressa. Seu cérebro vai precisar de um tempo para reaprender a ouvir. Então, preste atenção aos sinais que ele envia. Se for muito difícil usar o aparelho por uma hora, reduza este tempo. Mas se for tranquilo, siga usando. Evite lugares muito barulhentos no começo, tente ouvir sua própria voz e se guiar por ela. E se tiver qualquer dúvida, procure a ajuda da sua fonoaudióloga.

Agende uma consulta com uma fonoaudióloga da Direito de Ouvir!

 

 

Tópicos: Aparelhos Auditivos, Saúde Auditiva
arrow-up