Como descobrir se você está usando um aparelho auditivo de qualidade?


Milhões de brasileiros sofrem com a perda auditiva e, na maioria dos casos, o aparelho auditivo é a melhor opção para ajudar a corrigir o problema e recuperar a qualidade de vida.

Sabemos que comprar um aparelho auditivo é um investimento importante que vai afetar diretamente o seu dia a dia. Contudo, na tentativa de economizar, muitas pessoas optam por comprar aparelhos auditivos por conta própria em sites ou estabelecimentos duvidosos. Na maioria das vezes, o resultado é desastroso para a saúde.

Se esse é o seu caso, nem tudo está perdido! Neste artigo, reunimos algumas dicas valiosas para identificar se o aparelho auditivo que você está usando é de qualidade. Com isso, você saberá se fez uma boa compra ou se precisa trocar o aparelho auditivo.

Como descobrir se um aparelho auditivo tem qualidade?

Existem alguns truques para identificar a procedência e a qualidade de um aparelho auditivo. Portanto, fique atento aos seguintes aspectos:

Verifique o registro na ANVISA

A primeira maneira de descobrir a procedência de um aparelho auditivo é verificando se o produto é registrado. Isso porque todos os produtos médicos que representam algum risco para a saúde do paciente, precisam ser cadastrado na ANVISA, o órgão responsável por controlar a qualidade e a origem dos produtos que são comercializados no país.

Acessando o site da ANVISA, o consumidor pode consultar os dados básicos do produto, como marca, número de registro, país de fabricação, etc. Assim, se um aparelho auditivo não está cadastrado no órgão, é um sinal de que sua saúde auditiva está em risco!

Analise as características técnicas

As características técnicas dizem muito sobre a qualidade das próteses. Os aparelhos auditivos modernos oferecem ganhos de 70 a 140 dB. Se compararmos com a maioria dos dispositivos que são vendidos online – principalmente em sites chineses – a diferença é enorme.

Alguns modelos oferecem amplificação de apenas 4dB, o que é praticamente insignificante para que tem perda auditiva. Além disso, esses dispositivos mais baratos costumam enviar ruídos altos de feedback aos ouvidos. Com o tempo, isso pode prejudicar ainda mais a sua audição.

Isso acontece porque, geralmente, os produtos vendidos online não são aparelhos auditivos, e sim amplificadores. Esses dispositivos não são projetados nem adequados para tratar pessoas com perda auditiva. Eles simplesmente fazem o que o nome indica: amplificam o som.

Por isso, é essencial verificar a capacidade de amplificação e outros detalhes técnicos, como eliminação de ruído de fundo, configurações para diferentes ambientes, dentre outros recursos avançados.

Tenha em mente que se o aparelho auditivo não tem as configurações técnicas básicas você continuará a ter o mesmo problema de antes: não conseguirá ouvir os sons com clareza.

Peça auxílio profissional

Por fim, um especialista em saúde auditiva saberá indicar se um aparelho auditivo é de qualidade ou não. Caso você já tenha comprado seu aparelho por conta própria, convém procurar um profissional para que ele analise as características do dispositivo e como ele se adapta aos seus ouvidos.

Mas, se você ainda não adquiriu o aparelho auditivo, não deixe de procurar um audiologista respeitável. Na rede de clínicas Direito de Ouvir, todos os fonoaudiólogos são especialistas para encontrar melhor dispositivo para cada paciente.

Quando falamos em escolher um aparelho auditivo, não existe “receita” ou fórmula mágica que funcione para todos. Cada paciente é único e o dispositivo precisa ser ajustado para atender às suas necessidades.

Dessa forma, o fonoaudiólogo da Direito de Ouvir realiza testes em sua audição e conversa com você sobre os problemas auditivos. Ele pode garantir que o aparelho auditivo que você escolha funcione bem para o seu caso e proporcione mais qualidade de vida.

Características de um aparelho auditivo de qualidade

Agora que você já sabe como identificar um aparelho auditivo ruim, chegou a hora de reconhecer os dispositivos de qualidade. Afinal, a sua capacidade de ouvir novamente depende do bom funcionamento dos aparelhos, concorda?

Som mais natural

Os aparelhos auditivos modernos têm tecnologia capaz de tornar o som o mais natural possível. Assim, os dispositivos eliminam ruídos, direcionam o som automaticamente, dentre outras funcionalidades. Isso resulta em um ótimo entendimento da fala, sons mais claros e melhor percepção de onde vêm os sons.

Melhor audição em ambientes barulhentos

Um dos maiores desafios de quem sofre com perda auditiva é compreender a fala em locais com muito barulho de fundo, como restaurantes e shoppings. Mas esse problema é facilmente resolvido com um aparelho auditivo de qualidade.

A maioria dos dispositivos – dos mais básicos aos mais avançados – possui recursos de redução de ruído para ajudar as pessoas com perda auditiva que precisam lidar com ambientes barulhentos no dia a dia.

Melhor audição em situações desafiadoras

Pode ter certeza de que um aparelho auditivo de qualidade não vai te “deixar na mão” em situações desafiadoras. Alguns recursos avançados permitem que o aparelho auditivo se concentre em sons específicos em diversos ambientes, como em restaurante, teatro, sala de cinema etc.

Além disso, nos momentos em que você está em movimento, o aparelho auditivo de qualidade é capaz de filtrar o som do vento e distingui-lo da fala. Assim, é possível conversar normalmente enquanto está em um carro em movimento ou na praia, por exemplo.

Mudanças na qualidade de vida

É importante salientar que nenhum aparelho auditivo – até mesmo os mais avançados – não fazem sua audição voltar ao “normal”. Todavia, os dispositivos podem proporcionar muitas mudanças em sua qualidade de vida nos próximos anos. Assim, o aparelho auditivo melhora seu engajamento social, a participação em conversas em grupo e diminui consideravelmente o nível de cansaço ao tentar ouvir com atenção.

Analisando os aspectos acima, qual é a sua conclusão? Seu aparelho auditivo é de qualidade ou não? Compartilhe conosco nos comentários abaixo. E, se precisar de ajuda com sua perda auditiva, entre em contato com a Direito de Ouvir hoje mesmo! Com especialistas em audiologia, você conseguirá encontrar o aparelho auditivo certo e recuperar sua qualidade de vida!

Tópicos: Aparelhos Auditivos
arrow-up