Como vencer a vergonha de usar aparelhos auditivos


Os aparelhos auditivos modernos possuem recursos incríveis: melhoram drasticamente o ganho auditivo, podem ser conectados a outros eletrônicos, como celulares e TVs, e maximizam o conforto de seus usuários com seu design. Mesmo assim, nem sempre conseguem conquistar quem tem perda auditiva. É que muitas pessoas ainda têm vergonha de usar próteses auditivas.

Esse complexo pode estar relacionado a uma série de fatores. O principal deles costuma ser a dificuldade de lidar com a curiosidade alheia. Os aparelhos auditivos podem despertar muitos olhares e alguns comentários desconcertantes. A insegurança e a vergonha muitas vezes começam também com o deficiente auditivo, que não sabe lidar com isso.

Mas basta colocar na balança todos os benefícios das próteses para perceber o que tem mais peso. Como sentir vergonha de um recurso que só ajuda? O uso do aparelho auditivo auxilia não só a ouvir melhor como a se comunicar melhor, ou seja, auxilia na melhoria das relações sociais, da autoestima. Em resumo, só há ganhos!

Se ainda sim for difícil, confira algumas dicas que podem ajudar a vencer a vergonha de usar aparelhos auditivos:

Coloque os prós na balança

perder-vergonha-de-usar-aparelho-auditivoO primeiro passo é pensar por qual razão os aparelhos auditivos são importantes para você. Faça uma lista do que eles trazem do bom para a sua vida, como refletem no seu relacionamento com as pessoas que convivem com você – sim, porque a perda auditiva tem um impacto para todos os que te cercam. Com todos estes pontos em mãos, reflita: tudo isso é mais importante do que o que as pessoas podem pensar sobre o seu aparelho auditivo?  É claro que não!

Deixe o aparelho com a sua cara

Tenha em mente que a surdez pode chamar mais atenção do que os aparelhos auditivos. Você se incomoda com a aparência deles? Dê só uma olhada nestes exemplos que a blogueira Paula Pfeifer, o Crônicas da Surdez, reunião de pessoas que customizam suas próteses e implantes cocleares e as exibem por aí com muito orgulho >> http://bit.ly/1LNTW6b. Uma mãe britânica também ficou famosa ao customizar os aparelhos de seu filho com imagens de heróis. A ideia deu tão certo que acabou se tornando um negócio. Dê só uma olhada para se inspirar: http://bit.ly/1HaSzrQ.

Dê o primeiro passo

Nem sempre é fácil mudar um comportamento antigo. Mas com pequenos passos é possível dar adeus à vergonha. Que tal começar usando o aparelho progressivamente? Comece pelas situações que incomodam menos e, aos poucos, vá ampliando o grau de dificuldade. Não se sinta mal por sentir medo ou vergonha. Encontre alguém para dividir estes sentimentos e que não deixe você desistir. Não desistir é fundamental.

 Conheça algumas vantagens de usar aparelhos auditivos

Aparelhos auditivos atenuam a depressão em idosas

Tópicos: Aparelhos Auditivos, Audição
arrow-up