Conheça os principais exames auditivos


exames-auditivos

Todos os dias cada pessoa passa por inúmeras experiências sonoras, desde quando acorda até o momento em que vai dormir. O barulho do trânsito, do telefone tocando, do teclado do computador, dos seus colegas de trabalho, das crianças quando chegam da escola, essas e todas as outras situações que vividas diariamente são captadas pelos ouvidos e traduzidas para o nosso cérebro. Em alguns casos, a exposição ao ruído do dia a dia pode levar à perda auditiva. Alguns exames auditivos são importantes para diagnosticar problemas de audição.

Quando houver dificuldades de ouvir o telefone tocar, conversar com o grupo de colegas do trabalho, de se comunicar, existe a possibilidade de estarmos com perda auditiva. Atualmente para os problemas relacionados com a perda de audição existem diversos exames capazes de proporcionar ao paciente diagnósticos precisos e eficientes.

Qual são os principais exames auditivos?

Os exames auditivos podem ser feitos de duas formas, a primeira delas é com a participação e colaboração do paciente com auxílio do examinador. Exames assim dependem de fatores como: atenção e cognição. Outros exames auditivos são realizados sem a participação ativa do paciente, ou seja, o próprio equipamento utilizado no teste faz a leitura e captação de respostas referentes à função auditiva.

Dentre os exames auditivos destacam-se: audiometria tonal, vocal, imitanciometria, emissões otoacústicas e potencial evocado auditivo. Veja abaixo a descrição de alguns desses exames:

O que é audiometria?

Audiometria é o exame que detecta a capacidade do paciente de ouvir os sons. A audiometria vocal, por exemplo, tem a finalidade de avaliar a capacidade do paciente de compreender a voz humana emitida pelo examinador. Saiba mais sobre audiometria tonal.

O que é imitanciometria?

É um exame rápido, indolor e que objetiva avaliar as condições da orelha média com o fornecimento de informações a respeito do funcionamento do tímpano e dos ossículos presente nessa região. O exame é feito através de um pequeno fone inserido superficialmente no canal auditivo.

Tópicos: Aparelhos Auditivos
arrow-up