Consumo de café pode ajudar a reduzir o zumbido


Uma pesquisa americana indicou que o consumo de café pode contribuir para a redução do tinnitus, como é conhecido cientificamente o zumbido.

Segundo o estudo, que foi realizado pelo Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, as mulheres que consumiram de 450 a 599 miligramas de cafeína ao dia – algo entre 4 e 6 xícaras de café – apresentaram 15% menos incidência de tinnitus que as mulheres que consumiram menos de 150 miligramas de cafeína ao dia  – uma xícara e meia de café.

A pesquisa acompanhou 65 mil mulheres com idades entre 30 e 44 anos, desde 1991. Na ocasião, nenhuma mulher havia experimentado sinais de zumbido. Em 2009, 5.289 dessas pessoas informaram ter experimentado sintomas de tinnitus.

O estudo não encontrou evidência para explicar os resultados, mas, com base em uma pesquisa anterior, os pesquisadores dele chegaram à conclusão de que, como a cafeína estimula o sistema nervoso, tem um efeito direto no ouvido interno.

Curiosamente, a pesquisa contraria um conceito muito difundido de que a cafeína seria um gatilho para o zumbido. Para colocar um fim na polêmica acerca do tinnitus e do consumo da substância, seria necessário determinar quais as características do café que favorecem o combate ao problema auditivo e quais as doses da bebida que poderiam ser consideradas seguras para os pacientes com zumbido.

Sintomas do zumbido

As causas do tinnitus podem ser as mais variadas, desde o excesso de cera até lesões e infecções do ouvido. Entretanto outros fatores também podem originar esse sintoma são eles: diabetes, problemas cardiovasculares, desvios de coluna, além do consumo excessivo de álcool e tabaco.

 

Tópicos: Zumbido
arrow-up