Crianças com problemas auditivos, questões mais delicadas que vão além da deficiência


É muito comum a recusa ao uso do aparelho auditivo por parte de quem recebe a notícia de sua necessidade para utilizá-lo. Vergonha, preconceito, questão estética, financeira, ou até mesmo o pensar de incômodo que este pode gerar, são fatores que causam repulsa em muitos deficientes auditivos, principalmente no caso caso das crianças.

Elas são as mais propensas a apresentarem essa repulsa porque muitas das vezes se sentem diferentes de seus coleguinhas, e consideram o aparelho auditivo como incômodo em sua vida. Nestes casos, o diálogo dos pais e do fonoaudiólogo é fundamental para o desenvolvimento e amadurecimento da criança. Transmitir a ideia de que o aparelho auditivo lhe proporcionará a melhor qualidade de ouvir os sons, as músicas, e até mesmo as vozes dos próprios pais, são motivações que ajudam na compreensão destas crianças.

Como lidar com a vergonha?

Um fato que serve de exemplo e motivação as crianças com problemas auditivos e aos seus pais é, a criação do herói Orelha Azul. Com quatro anos de idade, um garotinho que possuía apenas 50% da audição falou para sua mãe que não queria mais usar seu aparelho auditivo porque os super-heróis não usavam prótese auditiva. A mãe do garoto frustrada com essa rejeição do filho e não sabendo como convencê-lo que os super-heróis poderiam usar aparelhos auditivos, lançou seu apelo a Marvel®, na esperança de que algum personagem, alguma imagem poderia mostrar ao seu filho que ele não precisaria sacrificar sua audição para ser um dos mocinhos.

Papel dos pais das crianças com deficiência auditiva

É evidente que o apoio dos pais é fundamental na qualidade de vida das crianças, fazer com que elas se sintam bem usando o aparelho auditivo, que este lhe proporcionará uma melhor qualidade de vida. O apoio dos coleguinhas e professores também é fundamental no processo de adaptação da criança, esta deve se sentir acolhida, compreendida, e não discriminada e diferente das demais crianças.

Caso sua criança precise de aparelhos auditivos temos o modelo ideal para cada tipo de deficiência auditiva apresentada, agende uma consulta e converse com nossos especialistas.

Eles farão parte de todo processo de adaptação ao aparelho auditivo, com todo apoio e carinho aos seus pacientes. Acesse: http://direitodeouvir.com.br/cadastroPaciente.php e preencha seu formulário de cadastro!

Tópicos: Perda auditiva, Saúde Auditiva
arrow-up