Cuidados no uso de fones de ouvido


cuidados-no-uso-de-fones-de-ouvido

Os fones de ouvido já são um acessório incorporado ao nosso cotidiano. É comum vermos pessoas utilizando esses dispositivos nas ruas, no transporte público, durante as atividades esportivas, em filas de espera e até em casa para relaxar.

O que muitas pessoas não sabem é que o uso frequente de fones de ouvido pode ser muito prejudicial à audição. A exposição contínua a volumes muito elevados provoca lesões nas células auditivas, causando perda auditiva irreversível.

Um estudo britânico constatou que, devido ao uso indiscriminado de fones de ouvido, muitos jovens precisarão começar a usar aparelhos de surdez já a partir dos 50 anos – uma ou duas décadas antes do que a faixa etária mais comum para iniciar esse uso.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a utilização de fones com volume elevado por mais de 90 minutos/ dia aumenta o risco de desenvolver zumbido ou perda auditiva dentro dos próximos cinco anos. Se os fones estiverem na potência máxima, os riscos aumentam em 70%.

Para proteger a audição sem abrir mão dos dispositivos, a primeira dica é manter o volume sempre na metade da graduação máxima do aparelho.

Preferir fones de ouvido que ficam externos à orelha é outro cuidado importante, já que, quanto mais longe do conduto auditivo estiver a fonte de som, melhor. Sempre que possível, higienize os dispositivos para evitar que eles levem bactérias para os ouvidos.

Dar um descanso aos seus ouvidos também é fundamental. Para cada hora de som ouvido no fone, faça dez minutos de pausa e não espere “perceber” a diminuição de sua capacidade auditiva para procurar ajuda. Na maioria dos casos, a perda auditiva é tão gradual que, quando o paciente percebe a diminuição da própria capacidade auditiva, muitas vezes já tem uma perda leve a moderada instalada.

É importante ficar atento a sinais como zumbido ou sensação de ouvido tampado. Neste caso, procure um especialista e realize uma audiometria.

Conheça outros cuidados fundamentais para manter a sua saúde auditiva.

Quer saber como anda sua audição? Faça o teste online da Direito de Ouvir.

Tópicos: Perda auditiva, Saúde Auditiva
arrow-up