Curiosidade: Você sabe qual é o significado do Corpus Christi?


Nesta quinta-feira, dia 4 de Junho, será celebrado o Corpus Christi. Você sabe o verdadeiro significado desta data religiosa?

O Corpus Christi, “Corpo de Cristo” em latim, é uma festa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Os católicos acreditam que na Eucaristia ocorre a transmutação da hóstia em corpo de Cristo e Vinho em Sangue de Cristo. Conhecido como o Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo ou Sétimo Sacramento.

Esta celebração acontece sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira Santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.

O Corpus Christi não é feriado nacional, mas, apesar de ser ponto facultativo, tem bastante importância em todo o país. Nele são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido o Santíssimo Sacramento.

Tudo indica que esta tradição de enfeitar as ruas tenha nascido em Ouro Preto, em Minas Gerais.

Origem do Corpus Christi

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Confira algumas imagens de tapetes enfeitados, uma tradição da festa religiosa:

tapetes-de-corpus-christi1
tapetes-de-corpus-christi

 

tapete-de-corpus-christi3

Tópicos: Sem categoria
arrow-up