Cutucar o ouvido pode ocasionar problemas auditivos


Cutucar o ouvido

 

Cutucar o ouvido pode ocasionar problemas auditivos

 A mania de todos de usar cotonete, tampa de caneta, lápis, grampos e outros tantos objetos para aliviar aquela coceira incômoda no ouvido, ou simplesmente para limpá-lo, fazem mal a saúde, segundo o otorrinolaringologista Dr. Raimundo Fazio.

“O cerume é uma secreção que existe na pele do canal auditivo e serve, de forma protetora, para isolar esta pele da umidade e de outros agentes”, afirma Dr. Fazia, e ainda ressalta que conforme a cera chega próximo ao canal auditivo vira pó, “por essa razão, não é necessário fazer qualquer tipo de limpeza”.

A falta de cautela ao limpar o ouvido pode levar a consequências que muitas vezes só podem ser revertidas com a ajuda de um profissional. “Colocar o cotonete dentro do ouvido pode empurrar o cerume de volta e até furar o tímpano”, ressalta o médico. A membrana timpânica é muito fina e fura com facilidade, por isso o ideal é limpar o ouvido após o banho, só na região externa da orelha.

Em alguns casos, quando há a sensação de que o ouvido fechou, está abafado, dolorido ou com secreção por causa do acúmulo de cerume, é essencial procurar um otorrinolaringologista para que ele possa fazer uma limpeza e aconselhar melhor o paciente. No caso, se pessoa ter uma pele mais sensível que facilita a descamação (dermatite ou psoríase) no canal auditivo é aconselhável que façam periodicamente a limpeza auditiva com um profissional.

Coceira nos ouvidos pode levar às otites 

 Pessoas com coceira nos ouvidos, descamação, ou muita cera podem desenvolver otite externa ou otite dos nadadores. Especialistas aconselham o uso de gotas à base de álcool toda vez, que entrar água no canal porque ele absorve a água, ajuda a secar e elimina fungos e bactérias.

Alergias também estão relacionadas às otites. Além dos olhos e do nariz, a tuba auditiva, canal que liga o ouvido médio à faringe, também é afetada. Quando a inflamação e o muco nasal são gerados nas vias respiratórias, são comuns os casos de dor de ouvido. Para evitar problemas no aparelho auditivo, o ideal é ir ao médico assim que surgirem os primeiros sintomas.

VERÃO

No verão há uma maior incidência de problemas auditivos, pois as pessoas frequentam mais piscinas e praias, o que pode causar uma inflamação no ouvido devido ao acúmulo de água no mesmo. O médico indica que uma boa solução para se livrar desse acúmulo é pingar álcool nos dois ouvidos.

 

Fonte: Viva Bem – Band e Boqnews

Tópicos: Saúde Auditiva
arrow-up