Dia Internacional De Conscientização Sobre O Ruído


Dia internacional de conscientização sobre o ruído

Amanhã, dia 25 de abril é o DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O RUÍDO (INAD), e é importante analisar o que é o ruído e quais suas consequências para a saúde auditiva, no senso comum a palavra ruído significa barulho, som ou poluição sonora não desejada. E a presença do ruído em um ambiente pode lesionar o sistema auditivo e causar perda da audição. O ruído atualmente é analisado, principalmente sobre dois aspectos: RUÍDO AMBIENTAL e RUÍDO OCUPACIONAL.

ruido

O RUÍDO AMBIENTAL é o ruído que nos rodeia, seja na cidade ou no campo.  As principais fontes deste são: tráfego (estradas movimentadas, aeroportos), as indústrias, ruídos causados pela música e conversa altas (festas, discotecas, bares), feiras, ruídos provocados por animais (latidos, miados, mugidos), ruído provocado pelas pessoas (bater de portas, chorar, som dos sapatos), ruído resultante de aparelhos eletrônicos e eletroeletrônicos (liquidificador, celular, computador), ruídos naturais (trovoadas, vento, chuva). Devido ao fato desses ruídos estarem presente ao nosso redor em quase todas as situações, não percebemos sua intensidade e suas consequências.

Já o RUÍDO OCUPACIONAL é o ruído que está presente nos locais de trabalho exclusivamente, o ruído das fábricas e indústrias. No início este ruído prejudica a audição nas frequências mais altas, em torno de 4.000HZ, e depois afeta progressivamente as frequências mais baixas. Os indivíduos só percebem esta perda que é irrecuperável, quando são afetadas as frequências da conversação, o que prejudica sua relação com as demais pessoas. A perda auditiva varia de pessoa para pessoa, e começa a ser significativa quando a pessoa é exposta a um nível de exposição diária a um ruído superior a 80 dB.

Os efeitos associados ao ruído variam de acordo com o tipo de ruído, sensibilidade auditiva, intensidade do ruído, composição e duração. E vão desde a perda da audição, chegando a causar problemas cardiovasculares e digestivos; podem provocar também transtornos do sono, irritabilidade e cansaço; diminui o nível de atenção e aumenta o tempo de reação do indivíduo frente a estímulos diversos.

Assim é importante que neste dia de conscientização prestemos atenção na importância de proteger nossos ouvidos, seja evitando ficar exposto durante longo tempo a qualquer tipo de ruído, seja usando uma proteção especifica no caso de longa exposição (fones de proteção). E em caso de zumbido no ouvido ou dificuldade auditiva procure um fonoaudiólogo.

Se você possui algum dos sintomas da perda auditiva faça uma consulta médica. Talvez você precise usar algum dos modelos de aparelhos auditivos oferecidos no mercado.

Tópicos: Saúde Auditiva
arrow-up