Dia Nacional do Surdo


Hoje, dia 26 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Surdo. A data foi escolhida devido ao dia da inauguração da primeira escola para os surdos no Brasil, criada no ano de 1857. O Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atualmente INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, foi fundado pelo professor francês Ernest Huet que era surdo.

A data tem como objetivo incentivar a todos para refletirem sobre a inclusão de pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira. Além disso, esse dia tão importante serve para relembrar e comemorar todas as lutas por dignidade e cidadania conquistadas até hoje.

História

No ano de 1857 foi criada a primeira Escola de Surdos no Brasil no Rio de Janeiro. Na ocasião o Imperador Dom Pedro II convidou o professor Ernest Hue da França para vir para o Brasil ministrar aulas para crianças surdas no prédio que se chamava Instituto Imperial de Surdos-Mudos, atual INES.

O professor Hue lecionava aos alunos surdos da época em Língua de Sinais Francesa, o que influenciou diretamente na construção da Língua Brasileira de Sinais.

Atualmente o INES é uma escola Bilíngue para Surdos, o que inclui também Ensino Superior e permite que surdos e ouvintes estudem em cursos bilíngues. A Escola conta com o apoio do Governo Federal.

Tópicos: Aparelhos Auditivos
arrow-up