Dicas de Marketing para fonoaudiólogos e audiologistas


marketing-fonos

O Conselho Federal de Fonoaudiologia estima que existam de cerca de 40 mil fonoaudiólogos em todo o Brasil. Com tanta concorrência, os especialistas em terapia ou audiologia não podem simplesmente ficar esperando os pacientes aparecerem em seus consultórios. Quem sabe usar o Marketing a seu favor acaba saindo na frente na corrida pela consolidação no mercado.

O papel da propaganda na fonoaudiologia é complementar o planejamento estratégico do profissional ou da empresa para qual ele trabalha. Há todo um código de conduta do Conselho Federal de Fonoaudiologia no que diz respeito à divulgação dos profissionais, mas pequenas estratégias diárias praticamente sem nenhum custo podem fazer verdadeiros milagres pelo marketing “boca a boca” feito pelos pacientes.

Conheça algumas dessas dicas:

Profissionalismo em 1º lugar

Mostre à pessoa que você está atendendo que ele não é apenas mais um número para você. Atenda-o sempre com cortesia e profissionalismo, ouça as aflições dele e deixe claro o que o pode fazer por ele. Nunca deixe seu paciente no escuro: se houver um atraso na entrega dos aparelhos auditivos, por exemplo, sempre dê uma justificativa. Quando você prometer algo ao seu paciente, cumpra.

Não fale mal dos seus concorrentes

Limite-se a destacar as vantagens do seu atendimento ou próteses auditivas. Falar mal dos concorrentes não é ético e nem funciona como uma vantagem durante as negociações. Ninguém vai considerar sua opinião sobre a concorrência de fonoaudiólogos isenta, certo?

Explique o custo benefício

Fale sobre o custo-benefício do seu tratamento ou das próteses que você comercializa. Explique detalhadamente as vantagens e como os benefícios para que seu paciente realmente compreenda a importância do que você está oferecendo.

Ofereça soluções completas

Não deixe para o paciente serviços ou providências que você pode tomar. Coisas simples como imprimir um exame ou solucionar um encaminhamento burocrático acabam fazendo uma grande diferença para um paciente que, muitas vezes, não está familiarizado com estes pequenos problemas.

Busque visibilidade

Faça anúncios em veículos diferentes sempre que puder, mas aproveite também outras oportunidades de tornar seu nome conhecido. Por exemplo, escreva artigos em revistas especializadas, seja fonte para jornais e outras publicações. Frequente locais que possam trazer mais pacientes,faça networking para manter seu consultório ativo.

Tudo o que você precisa saber para trabalhar como audiologista

Tópicos: Fonoaudiólogos
arrow-up