Dicas para namorar alguém com deficiência auditiva


dicas-namorar-pessoa-deficiencia-auditiva

Na próxima segunda-feira, dia 12/6, é comemorado o Dia dos Namorados. Para muitas pessoas com deficiência auditiva, os relacionamentos amorosos podem se tornar um verdadeiro desafio. É comum sentir insegurança para falar sobre a surdez no começo do namoro e, se superada essa fase, novas dificuldades podem surgir. Se você é ouvinte e se relaciona com uma pessoa com deficiência auditiva, confira dicas importantes que podem ajuda-los a conviver melhor!

Informe-se sobre a deficiência auditiva

Se você namora uma pessoa com deficiência auditiva, você precisa se informar sobre os aparelhos auditivos ou sobre o implante coclear que ele ou ela usa. Pesquise sobre o tipo de surdez, entenda como os dispositivos funcionam. Isso é fundamental para que você entenda melhor como o seu namorado (a) se relaciona com as pessoas e com o mundo. E para saber também como você pode estimular e ajudar na sua reabilitação auditiva.

Saiba se comunicar com quem você ama

É importante que você saiba se comunicar com quem você ama. Tente articular bem as palavras ao falar. Pergunte ao seu namorado (a) como ele prefere ser chamado – é melhor tocar no seu braço ou cutucar? Fale sobre as dificuldades que ele sente e converse sobre possibilidades para contornar essas questões.

Use outros métodos de comunicação

Falar ao telefone pode não ser a melhor forma de entrar em contato com o seu amor. Mas nos tempos de hoje, são muitos os métodos que podem ajudar nisso. Que tal trocar o celular pelo WhatsApp? Os comunicadores das redes sociais também podem ser uma ótima opção para quem precisa entrar em contato com uma pessoa com deficiência auditiva.

Incentive a autonomia

Muitas pessoas ouvintes têm a tendência de falar pelos namorados (as) com deficiência auditiva. Não faça isso! Estimular a autonomia e a reabilitação auditiva é muito importante. Estimule seu parceiro a sair da zona de conforto sempre que possível. Apoie-o para que ele sinta segurança para fazer isso. É claro que, caso ele não se sinta bem, é precisa começar aos poucos. Mas é fundamental que ele sinta que você está ao seu lado mesmo nestes pequenos passos.

Saiba como a surdez afeta os relacionamentos

Tópicos: Audição, Perda auditiva, Saúde Auditiva
arrow-up