Dispositivo que promete isolamento acústico pode reduzir poluição sonora


dispositivo-poluicao-sonora

Um projeto criado pelo designer industrial austríaco Rudolf Stefanich promete resolver o problema de quem não suporta poluição sonora em todo o mundo. Ele criou o “Sono”, dispositivo que gruda na janela, cancela ruídos externos e isola o som que você preferir ouvir. Por exemplo, quem mora ou está em um hotel próximo à praia em Salvador, principalmente no Verão, mas sofre com os carros de som não precisará mais se preocupar. O “Sono” promete isolar apenas o som do mar, contemplando apenas o barulho das ondas e do vento.

A matéria publicada pelo portal extremetech mostra como seria o funcionamento do dispositivo. Durante os testes do protótipo, um cancelamento de ruídos ativos foi conseguido com sucesso em um sinal de áudio de 12 decibéis (dB). No entanto, o dispositivo atualmente só faria um bom trabalho se fossem isolados os sons mais baixos na faixa de 30-80 dB, mas ainda daria para ouvir barulhos mais altos.

Como funciona o dispositivo anti poluição sonora

O “Sono” traz anéis de antena de banda larga concêntrica e pode ser carregado através de sinais Wi-Fi, além da tomada elétrica padrão. Ainda não se sabe se o produto será, de fato, lançado e nem quando isso pode acontecer, mas ajudaria bastante moradores de bairros como a Fazenda Grande do Retiro, apontado pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Solo do Município (Sucom) como um dos bairros onde a autarquia mais recebe reclamações. Para se ter ideia, somente entre 1° de janeiro e 3 de maio deste ano a cidade recebeu 18,3 mil denúncias de som alto, sendo 522 no bairro, 449 na Liberdade e 442 em Itapuã.

Confira abaixo um trailer que mostra como funciona o “Sono”:

[youtube id=”Mv6sBuwzLhk” width=”600″ height=”350″]

Fonte: www.ibahia.com

 

Tópicos: Sem categoria
arrow-up