DJs e o cuidado com a audição


O trabalho de um DJ está diretamente ligado à importância da audição e a sua responsabilidade é de selecionar e unir as melhoras músicas, determinando gostos e estilos diversos, comunicando e atendendo a públicos distintos. Assim, quem trabalha exposto a músicas com volumes ensurdecedores deve estar atento com o risco de uma perda auditiva, mesmo que futuramente.

Frankie Wilde, o conhecido Beethoven da música eletrônica, ou também chamado de o lendário “DJ Surdo de Ibiza”, ficou conhecido por possuir deficiência auditiva. Sua historia é retratada no filme “It’s All Gone Pete Tong”, em português “Ritmo Acelerado”. O filme é marcado pela sua personalidade excêntrica e suas entradas “glamourosas”, é baseado em fatos reais, contando com depoimentos de outros DJs como o famoso Tiesto. Marcado também pela luta constante do DJ com o distúrbio auditivo.

O exemplo de Frankie serve de alerta a todos que seguem ou pretendem seguir a carreira de DJ. Ele presenciou ao longo de sua vida a perda de sua audição, e com isso não somente um fator físico foi levado, mas também o sucesso, e a vontade de viver que a música lhe proporcionava. Teve de buscar ajuda em uma clínica para surdos e recomeçar sua vida aprendendo linguagem labial, resgatando assim a paixão que tinha pela carreira.

A carreira de DJ é uma atividade que exige cuidados, ao mesmo tempo em que é de suma importância saber que música tocar, ao volume e combinações certas, a importância da proteção auditiva também é fator relevante na qualidade de vida destes profissionais. Se após um show ou festa o próprio público sente o impacto do som nos ouvidos, imagina o DJ que é responsável por tal atividade.

Dessa maneira, a recomendação a todos os profissionais é do uso dos protetores auriculares, o mercado já se dispõe de protetores com filtro, onde o DJ se protege e ainda consegue ouvir os sons que produz. Assim, o cuidado com a audição é de extrema importância na vida não somente destes profissionais, mas de todos, sem ela, vários outros fatores são levados de nossas vidas.

Tem alguma história parecida?Compartilhe conosco!

Possui algum sintoma de perda auditiva? Cadastre-se em nosso site e agende uma consulta! http://www.direitodeouvir.com.br/cadastroPaciente.php

Tópicos: Audição, Perda auditiva, Saúde Auditiva
arrow-up