Feriado Nacional – 12 de Outubro


O dia 12 de outubro é um dia muito especial, comemora-se o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira oficial do Brasil e o Dia das Crianças.

O feriado nacional em homenagem a Nossa Senhora foi decretado no ano de 1980 e o Dia das Crianças foi criado pelo Deputado Federal Galdino do Vale Filho em 1920.

Feriado Nacional – Padroeira do Brasil

Em 1717, Dom Pedro de Almeida – o conde de Assumar – e governante da capitania de São Paulo e Minas Gerais estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá/SP, no vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica.

O povo decidiu então, homenagear a presença do conde oferecendo peixes e apesar de não ser a temporada própria para pesca, os pescadores foram até o Rio Paraíba e não obtiveram sucesso. Quando já estavam desistindo João Alves, um dos pescadores, lançou a rede e ao invés de peixe apanhou o corpo de uma imagem sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, veio à cabeça e a partir daquele momento os pescadores conseguiram muitos peixes.

Quando a Princesa Isabel veio ao Brasil pela segunda vez em 1888, ofertou à Nossa Senhora em pagamento de uma promessa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul.

Feriado Nacional – Decreto oficial

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada padroeira oficial do Brasil em 16 de julho de 1930 por decreto do Papa Pio XI e apenas no ano de 1980 foi oficializado que o dia 12 de outubro seria feriado nacional.

Tópicos: Aparelhos Auditivos
arrow-up