Meu filho tem vergonha do aparelho auditivo. E agora?


filho-vergonha-aparelho-auditivo

Ajudar os filhos a lidar com a surdez e fazê-lo se sentir confortável com os aparelhos auditivos pode ser um verdadeiro desafio para a maioria dos pais. Antes mesmo de ajudar a criança ou o adolescente, muitos adultos sentem uma tremenda dificuldade de lidar com o diagnóstico da perda auditiva. Entender a importância do tratamento é o primeiro passo para que um pai possa ajudar o filho a vencer a vergonha de usar aparelho auditivo. Confira outras dicas:

Mostre que é normal ser diferente

Crianças e adolescentes – principalmente estes jovens – podem se sentir deslocados por usarem aparelho auditivo. Se sentir diferente pode ser motivo de tensão e sofrimento. Mas caso seu filho participe de um grupo ou conheça outras pessoas da mesma faixa etária esse sentimento de diferença pode se transformar em identificação e pertencimento. Procure grupos ou leve seus filhos a encontros de deficientes auditivos para que ele possa conhecer pessoas e trocar experiências.

Vença a questão estética com a customização

Se o problema for a aparência dos aparelhos auditivos, você pode apostar na customização. Caso ele seja criança e tenha vergonha de usar a prótese auditiva por causa do tamanho ou da cor, recorra a plugs de super-heróis ou personagens para que ele lhe pareça mais convidativo. Já existem lojas que vendem essas peças para customização. No caso dos adolescentes, o uso de earcuffs ou adesivos com pedrarias pode ser uma boa opção.

Encontre aliados

Busque ajuda na escola, na família e em todos os círculos sociais que seu filho frequenta. É importante que ele sinta que pode encontrar ajuda – e não preconceito – nos locais que frequenta.

Conte com a ajuda da terapia

Em alguns casos, pode ser importante o apoio de uma psicóloga ou terapeuta. Estes especialistas podem mostrar que o peso da surdez e de todas as experiências que se pode perder por causa dela é bem maior do que o desafio de vencer a vergonha de usar as próteses auditivas.

A internet é uma grande parceira

Alguns blogs como o Crônicas da Surdez, o Desculpe não Ouvi ou Meu Mundo Silencioso trazem muitas histórias de pessoas com deficiência auditiva e vivências que podem ajudar pais e filhos a conviverem melhor com os problemas auditivos.

Agende uma consulta e faça um TESTE GRÁTIS POR 7 DIAS na Direito de Ouvir!

Tópicos: Aparelhos Auditivos, Perda auditiva
arrow-up