Idosos subestimam a perda auditiva


Entenda porque muitos idosos ignoram a perda auditiva

Uma pesquisa americana mostrou que muitos idosos com perda auditiva não se submetem a um tratamento porque subestimam o problema. Segundo a pesquisa, muitas pessoas que sofrem com a perda auditiva preferem ignorar o impacto da redução da capacidade auditiva do que usar o aparelho auditivo.

Na maioria dos casos isso acontece porque eles exageram a reação das pessoas com relação às próteses auditivas. Eles relacionam o uso do aparelho auditivo como a imagem de que estão ficando velhos, cansados e sem função. Para eles, é esta a imagem que o tratamento da perda auditiva vai passar.

Mas, em contrapartida, os participantes do estudo disseram que não julgariam dessa forma uma pessoa que usasse aparelho auditivo.

Um entre quatro entrevistados declarou não querer interagir com alguém que tem problema auditivo, e que constantemente tenha que pedir para repetir tudo o que foi dito. Apenas 15% dos idosos que participaram do estudo acreditaram que as pessoas tivessem essa mesma reação caso eles pedissem para repetir o que foi dito.

Teste de Audição

No que diz respeito a testes de audição, o estudo mostrou que 14% dos participantes tinham se submetido apenas a um, ou no máximo, a dois exames auditivos, durante toda a vida, enquanto que 16% nunca se submeteram a teste de audição.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de boa parte dos idosos ignora a importância do aparelho auditivo para a qualidade de vida e que, apesar de terem uma opinião negativa com relação aos aparelhos auditivos, não acham que a sociedade pense dessa maneira.

Cinco motivos para usar aparelho auditivo

A primeira experiência com um aparelho auditivo pode ser bastante frustrante para muitas pessoas. É comum que os sons pareçam muito mais altos ou mais estranhos do que o usual.

Mas é preciso ter em mente que após um período de adaptação, o aparelho auditivo trará muitos benefícios e mais qualidade de vida. Quer um exemplo? Dê só uma olhada:

  • Maior longevidade – Um estudo publicado pela Oxford Journals desenvolvido por uma equipe de investigadores da Islândia, mostrou que idosos com perda auditiva têm uma taxa de mortalidade mais elevada do que aqueles que usam aparelhos auditivos.

Conheça outros benefícios de usar aparelho auditivo!

Tópicos: Perda auditiva, Saúde Auditiva
arrow-up