A importância do Leite Materno


Campanha amamentação

Férias provocam queda em doações de leite materno e estoques estão em baixa

Fonte: Diário da Franca, matéria publicada no dia 16 de julho de 2012.

A unidade central de Banco de Leite da Santa Casa, único na região, está com os estoques em baixa. De acordo com os responsáveis pela unidade, muitas mães doadoras de leite materno viajaram neste período de férias, mas os bebês internados em unidades de neonatologia continuam dependendo do alimento para sobreviver. O Banco de Leite da Santa Casa é o que mais sofre com a queda nas doações, pois o local abriga a maior Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Região. A unidade tem trabalhado com um estoque de 45 litros, mas com as férias o volume tem reduzido a quase zero.

De acordo com a nutricionista do Banco de Leite e vice-presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Santa Casa, Gabriela Kiellander, é feito um trabalho constante junto a gestantes e puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) no sentido de conscientizá-las da importância de se doar o leite excedente a crianças que dele necessitam. “A gente faz trabalhos dentro da própria Santa Casa e também junto à comunidade para conseguir mais doadoras, mas infelizmente, nos últimos meses os estoques têm caído gradativamente. É uma situação preocupante, por isso pedimos que novas doadoras se apresentem com urgência. Será uma ajuda muito importante”, disse Gabriela.

O apelo dos responsáveis pela unidade é que as mães em período de amamentando, que não vão viajar, entrem em contato com o banco de leite materno mais próximo e se ofereçam para fazer a doação. Pelo telefone, técnicos orientam as mulheres a fazerem a coleta e a conservação e, depois, buscam os frascos com o leite congelado na casa das doadoras. *

Pensando nisso, do dia 1º ao dia 7 de agosto ocorre a SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO, que tem como objetivo conscientizar as mães da importância do leite para o recém-nascido, vital para seu crescimento e desenvolvimento. A Rede de Clínicas Direito e Ouvir apoia essa ideia e junto com a Santa Casa de Franca lança a campanha “Amamentar hoje é pensar no futuro!”.

A Direito de Ouvir vincula a seu nome a importantes campanhas ligadas a saúde, não só porque acredita na importância da divulgação da informação, mas também porque apoia as iniciativas regionais, por exemplo, o Dia D realizada pelo posto Galo Branco de Franca – SP.

*Para mais informações basta ligar para o telefone 3711-4121, ou 3711-4055 / 3711-4041 na assessoria de Comunicação da Santa Casa de Franca.

Tópicos: Sem categoria
arrow-up