O exame de audiometria


A audiometria é um exame que avalia a audição e deve ser realizado por pelo profissional especializado: o fonoaudiólogo. Ele é realizado com o paciente, que fica no interior de uma cabine, onde é testada a sua audição. O resultado é expresso em um audiograma, que é um gráfico que revela as capacidades auditivas do paciente.

Um dos principais tipos de audiometria é: a Audiometria Tonal, que é considerado um teste subjetivo para avaliar o grau e o tipo de perda auditiva. Esse teste é o mais utilizado para avaliar a função auditiva, é rápido na grande maioria das vezes, sendo indolor, e não invasivo. Tem como finalidade determinar a menor intensidade de estímulos sonoros que o indivíduo consegue perceber. Fornece informações como o tipo e o grau da perda auditiva. Ele é realizado através da apresentação de sons através de fones e de um vibrador ósseo. Ao perceber o som, o paciente deve apertar um botão. Esse é um dos testes da avaliação básica da audição, indicado para quem apresenta diminuição da audição, perda auditiva, zumbido, tontura, sensação de “ouvido tampado” (plenitude aural). Sua realização é imprescindível para o diagnóstico, controle da evolução e tratamento que afetam as doenças da audição.

Existe também a audiometria vocal: que pesquisa a capacidade de compreensão da fala humana. É um teste indolor, que ajuda o profissional a avaliar a capacidade do paciente para compreender a fala. Através de fones o paciente ouve palavras que deverá repetir.

Caso apresente algum sintoma de perda auditiva, procure um médico especializado. Quanto mais cedo for o tratamento melhor serão os resultados! Acesse: http://direitodeouvir.com.br/cadastroPaciente.php e faça seu cadastro que entraremos em contato com você!

Fonte: http://pt.wikipedia.org

http://www.institutobrasileirodosono.com.br

Tópicos: Audição, Direito de Ouvir, Perda auditiva, Saúde Auditiva
arrow-up