O lugar mais silencioso do mundo


Em Minnesota, Estados Unidos, foi encontrada a câmara anecóica (sem ecos), uma sala que Segundo o Guinness Record é considerada o lugar mais silencioso do mundo. Ela absorve até 99.99% dos sons, possui painéis acústicos de fibra de vidro com 1 metro de espessura e uma parede dupla de aço e mais 30 cm de concreto, é usada para testar volumes sutis de peças de produtos como cliques em botões, toques em telas de celulares, etc.

A câmara foi considerada como um local que causa alucinação, para você entender isso, basta se imaginar um lugar totalmente quieto, sem nenhuma outra pessoa nem objeto. Fato este provado, que nenhum indivíduo pode ficar sozinho nela mais de 45 minutos, sob o risco de endoidar.

Para termos uma ideia, a NASA usa a câmara para treinar astronautas, que ficam ali boiando em um tanque cheio de água enquanto fazem algumas atividades, para avaliar o quanto o silêncio absoluto do espaço pode atrapalhar a concentração.

Steven Orfield, presidente da Orfield Laboratories, costuma desafiar os visitantes a ficar dentro da câmara, no escuro.

“A primeira coisa que você vai fazer, é se sentar. Nossa orientação espacial é feita através do som do nosso andar, da nossa movimentação. Dentro da câmera esses sons não existem e você começa a ficar desorientado. Depois, seus ouvidos vão se adaptar rapidamente. Quanto mais silencioso o lugar, mais coisas você irá ouvir. Dentro de você! Você vai ouvir seu coração batendo, algumas vezes vai conseguir ouvir seus pulmões respirando e um ronco no estômago fica incrivelmente alto. Na câmera, você vira o som.”

O próprio Orfield é capaz de permanecer respeitáveis 30 minutos dentro da câmara. Diz que só não fica mais porque, em poucos segundo, a pequena válvula mecânica que tem no coração, fica muito, muito, evidente.

Precisando de uma consulta com um fonoaudiólogo? Conheça a Rede de Clínicas Direito de Ouvir, acesse: www.direitodeouvir.com.br e faça seu cadastro que entraremos em contato com você para agendar sua consulta!

 

Fonte: http://www.updateordie.com

 

Tópicos: Sem categoria
arrow-up