Óculos com aparelho auditivo, aliando beleza e suprindo uma deficiência


Os famosos “óculos” nasceram a partir do termo “ocularium” nome designado aos furos nas armaduras dos soldados quais possibilitavam que eles enxergassem meio à guerra na Antiguidade Clássica.

Apenas após o século I d.C que surgiram as primeiras lentes corretoras, graças ao árabe Alhazen, qual formulou a teoria sobre a incidência da luz em espelhos, após isso, Benjamin Franklin também teve enorme relevância diante da invenção das lentes bifocais em 1784.

Os primeiros óculos corretores vieram como auxilio a leitura, foram usados na Europa, especialmente na Alemanha, com o passar do tempo, especialmente na Modernidade, os óculos passaram a inovar em armações e se tornaram ícones da moda.

A história dos aparelhos auditivos se assemelha demasiadamente com a dos óculos. Foram criados para suprir uma deficiência e acabaram se tornando ícones da moda em diferentes linhagens históricas, como as aurículas que surgiram como aparelhos auditivos fabricados em casco de tartaruga, usadas pela elite europeia, quais usavam tal aparelho enfeitando-o com penas e sedas exuberantes.

Pensando nessa união à beleza da moda oferecida pelas novas armações de óculos com o suprimento da deficiência auditiva de algumas pessoas, foram criados os óculos com aparelhos auditivos acoplados em suas hastes, quais tiveram seus modelos fabricados principalmente nos Estados Unidos e na Alemanha.

Esses óculos funcionavam apoiados no osso mastoide (o “galo” atrás da orelha) e vibravam em resposta a sons que entram em seu microfone (estando este posicionado na parte inferior/central da haste). Funcionavam através de baterias quais eram acopladas na parte inferior das hastes desses óculos.

Atualmente, apesar da grande atribuição das lentes de contato, os óculos continuam a fazer sucesso diante de questões pessoais, mas de forma mais impactante, pela atribuição de seus designs clássicos que nunca saem de moda. Pensando no fato, além das questões das estéticas abordadas, o sucesso dos óculos com aparelhos auditivos se atribui ao fato dele ainda ser fabricado, com grande relevância na Alemanha, até os dias atuais.

Para mais novidades sobre os itens do nosso Museu do Aparelho Auditivo, acesse: http://museudoaparelhoauditivo.com.br e fique por dentro do universo dos aparelhos auditivos!

Tópicos: Aparelhos Auditivos, Direito de Ouvir
arrow-up