“Orelha Azul” – Super-herói que usa Aparelho Auditivo


Blue Ear

Como tantos de nós, Anthony Smith só quer ser como seu super-herói favorito, ele quer ser tão forte quanto o Hulk, tão rápido quanto Flash, tão inteligente como Senhor Fantástico e tão engraçado quanto o Homem-Aranha. No entanto, quando ele olhou para os super-heróis, viu que nenhum deles se parecia com ele, nenhum deles usava um aparelho auditivo.

Anthony, de 4 anos, é completamente surdo do ouvido direito e tem apenas 50% da audição de seu ouvido esquerdo. Certa manhã ele falou para sua mãe que não queria mais usar seu aparelho auditivo porque os super-heróis não usavam prótese auditiva. Assim, apesar das tentativas de sua família de incentivá-lo a usar o dipositivo, inclusive apelidando-o de “orelha azul”, e apesar dos beneficios que seu uso lhe garantia, o menino o rejeitou.

Sua mãe, Christina D´Allesandro, frustrada com essa rejeição do filho e não sabendo como convecê-lo que os super-heróis poderiam usar aparelhos auditivos, lançou seu apelo a Marvel®, na esperança de que algum personagem, alguma imagem poderia mostrar ao seu filho que ele não precisaria sacrificar sua audição para ser um dos mocinhos.

“Christina enviou sua carta sincera para o email geral que recebe as ‘cartas dos fãs’ – emails enviados para todos os super-heróis da editora”. O editor Bill Rosemann conta que “ela não se dirigiu a uma pessoa específica, e ainda mencionou que, provavelmente, seu email acabaria em nossos filtros de spam, mas ela queria mandar este email de qualquer maneira”. “Christina é um dos verdadeiros heróis desta história, foi seu esforço em querer ajudar seu filho que nos inspirou e nos estimulou a agir”, continuou ele.

“Se há uma coisa que aprendemos com Stan Lee e com o Homem- Aranha é que com grandes poderes deve também haver grandes responsabilidades. E isso significa que se nós temos a habilidade é preciso fazer tudo o que pudermos para ajudar os outros”.

“Como pai eu só posso imaginar sua situação, então compartilhei seu email para o resto do editorial, perguntando como poderíamos ajudar, perguntando se havia algum artista que estaria disposto a desenhar algo para o Anthony? E assim, como quando o Capitão América grita ‘Reunião, Vingadores’, o time respondeu rapidamente”.

O editor executivo Tom Brevort foi a primeira importante peça nesse processo de criação de um super-herói para Anthony. “Tom me lembrou que o Arqueiro perdeu a audição por volta dos anos 80, durante sua série solo”, Rosemann explica, “Eu era capaz de encontrar rapidamente esta série e enviar a imagem da capa (VINGADORES West Coast #1) para Christina. Eu disse a ela que não só os super-heróis de fato usavam prótese auditiva, mas que o o Arqueiro, um Vingador, as usou, e que se Anthony as usava, isso fazia dele um Vingador honorário”.

Mas não satisfeito em simplesmente prometer a Anthony o status de Vingador honorário, Rosemann e a empresa queriam entregar algo desenhado. Assim “Lauren Sankovitch (editor) dividiu o email com Nelson Ribeiro que então criou sua obra-prima, um super-herói chamado ‘Orelha Azul’. Ele com seu aparelho auditivo poderia ouvir um soluço de formiga do outro lado do país”, explicou. Ribeiro criou o ‘Orelha Azul’ como um super-herói recrutado para fazer parte de uma ‘agência governamental super secreta chamada Inter-C.O.M.’

“Então, Tom Brennan (editor) estendeu a mão e criou um quadrinho no qual o Arqueiro tem um ajudante, o Orelha Azul”. Ele desenhou o ‘Orelha Azul’ à semelhança de Anthony. “O Orelha Azul, juntamente com os outros super-heróis do Inter-C.O.M., são todos baseados em crianças com necessidades especiais, que se uniram para usar seus poderes para combater o crime e ensinar ao mundo que não importa quem você é, todo mundo tem um herói dentro de si”, disse Ribeiro.

Os esforços não foram só apreciados por Anthony e sua mãe, na verdade, ecoaram por todo o caminho até as salas de aula da escola do menino, HEAR, em New Hampshire, um instituto dedicado especificamente à educação de deficientes auditivos.

“Uma das melhores coisas sobre toda essa experiência tem sido a série de emails escritos por Christina contando como a arte (e o super-herói) tem animado Anthony”, Rosemann ressalta. Ele está correndo por aí com as imagens, mostrando aos seus amigos na escola, e acabou inspirando os professores a organizarem um evento “Vestido como um super-herói”.

“Christina disse que Anthony está usando seu aparelho para que ele possa ser como o Orelha Azul, para que ele possa ouvir os gritos das pessoas e ajudá-las. Ela também mandou fazer um traje especial do Orelha Azul!”

 

Veja mais no site da Marvel.com: http://marvel.com/news/story/18801/meet_the_blue_ear # ixzz20tJPwLZU

Tópicos: Aparelhos Auditivos
arrow-up