Orelhão adaptado para pessoas com deficiência auditiva


As pessoas com deficiência auditiva ou com dificuldades de fala que necessitarem realizar ligações telefônicas têm agora à disposição um telefone público adaptado no Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE). O aparelho, que também é conhecido como TDD, realiza e recebe ligações de pessoas com a deficiência e funciona em conjunto com um telefone público.

Através do TDD, as pessoas com deficiência auditiva e da fala podem se comunicar com outras pessoas com deficiência ou com ouvintes. No caso dos ouvintes, é necessário utilizar a Central de Intermediação de Comunicação Telefônica – CIC, pelo número 142. O atendente do CIC verbaliza as mensagens digitadas e digita as mensagens faladas para que a comunicação seja eficiente. Entre dois aparelhos adaptados, a comunicação é feita de forma direta entre os números.

Segundo o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Ramiro Rockenbach “Esta é mais uma medida do MPF/SE em respeito a essas pessoas que tanto contribuem para um país melhor e mais humano”.

O aparelho está à disposição da população de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, no prédio sede do MPF/SE, localizado na avenida Beira Mar, 1064, bairro 13 de julho.

Fonte: http://www.faxaju.com.br

Tópicos: deficiência auditiva
arrow-up