Otites afetam 70% da população infantil


criancas-sao-principais-vitimas-de-otites

As crianças são as principais vítimas das otites, inflamações de ouvido. Um levantamento da  ABOPe (Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica) apontou que este problema atinge 70% da população infantil e causa perdas auditivas em 15% das crianças em idade pré-escolar.

Nesta idade, os problemas auditivos podem causar sérias dificuldades de aprendizado.

Como estimular crianças com perdas auditivas?

Por que as crianças têm mais otites?

Os pequenos estão mais sujeitos a sofrerem com as otites por uma questão fisiológica. É que o canal que liga a tuba auditiva ao nariz é curto e horizontal nas crianças (ele é longo e vertical nos adultos) e, por isso, a infecção nasal pode chegar com mais facilidade ao ouvido e provocar inflamações.

Normalmente essa situação é agravada pelo fato de que, até os dois anos, o sistema de defesa da criança não funciona plenamente e a criança tende a ficar mais resfriada e gripada, doenças que também aumentam as chances de infecção nos ouvidos.

Quais são os tipos de otites?

Especialistas falam em dois tipos de otite: a externa e a média. A primeira acontece no canal do ouvido, e a última, dentro do tímpano.

Normalmente, o primeiro tipo acontece mais no período do verão, em que a criança passa muito tempo em contato com a água – a umidade dentro do ouvido favorece a proliferação de micro-organismos que podem danificar estruturas internas.

É justamente por isso que ela é chamada otite de nadador. Crianças que fazem natação devem ficar sempre em observação. Os pais precisam monitorar a higienização das piscinas e, de preferência, oferecer protetores de ouvido que impeçam a entrada de água no conduto auditivo.

A otite média, por sua vez, acontece o ano todo e pode ser provocada por alergias e problemas respiratórios – principalmente no inverno.

Como é feito o diagnóstico da otite?

É bastante simples identificar o problema. Um exame clínico do pediatra ou do otorrinolaringologista pode identificar o problema. O tratamento pode ser via oral ou local e vai depender do grau e do tipo da otite.

Como evitar as otites?

Alguns comportamentos preventivos ajudam a minimizar o problema. Conheça quais são eles:

  • Não amamente a criança deitada
  • Evite o uso de chupetas
  • Trate todas as obstruções nasais e alergias
  • Na dúvida, procure a ajuda de um otorrinolaringologista
Tópicos: Perda auditiva, Saúde Auditiva
arrow-up