PERSONALIDADES SURDAS


Personalidades surdas

Assim como qualquer outra deficiência, a surdez não impede a pessoa de ter uma vida de sucesso, plena e realizada, ainda mais agora, com tecnologia de ponta, design e modelos de aparelhos auditivos. Apesar de ser mais comum conhecer personalidades famosas que tem alguma deficiência visual e utilizam óculos, não é raro o conhecimento de personalidades famosas com algum tipo de deficiência auditiva que usam ou não aparelhos auditivos. Exemplos:

Eugene Hairston “Silent” foi um boxeador norte-americano, nascido em 23 de julho de 1930. Ficou surdo com 1 ano devido a meningite. Apesar das dificuldades por ser de uma família pobre, tentou entrar para o mundo do boxe. E em 1947 já era um boxeador amador, chegando a ganhar 2 títulos. Depois de 61 lutas invictas, adotou o nome de “Silent” Hairston.From 1947 to 1953, Hairston appeared on television a total of 13 times and fought against the leading middleweight contenders of his time: Kid Gavilan, Johnny Bratton, Paul Pender and Paddy Young. De 1947 a 1953, Hairston apareceu na televisão diversas vezes e lutou contra os principais concorrentes pesos-médios do seu tempo. Durante uma luta com Carl “Bobo” Olson, recebeu um golpe acima de sua sobrancelha direita, que lhe causou um trauma sério, e isso levou ao fim de sua carreira, aos 22 anos. Para que o lutador soubesse do final da luta foram adicionadas luzes vermelhas ao redor da arena (área do boxe). Flashing lights are now standard equipment for many arenas, along with the bell.Luzes brilhantes são agora o equipamento padrão para muitas áreas, junto com o sino.

VANESSA LIMA VIDAL tem 24 anos, é modelo e surda. Concorreu duas vezes ao Miss Ceará ficando em segundo lugar na primeira vez e ganhando na segunda, o que lhe permitiu disputar o título no Miss Brasil, ganhou em segundo lugar, com a oportunidade de participar do Miss Beleza Internacional, que ocorreu no Japão; não ganhou, mas foi a candidata mais votada pelo júri popular. Por causa da surdez, frequentou escola para crianças com necessidades especiais, aprendeu a falar e depois a linguagem dos sinais. Hoje faz duas faculdades – ciências contábeis e letras libras, dirige seu próprio carro, como ela mesmo afirma sua surdez não é um empecilho: “Ser surda não me impediu de virar Miss”.

ALICIA CHRISTIAN FOSTER, mas conhecida como JODIE FOSTER tem 50 anos, é uma premiada atriz, diretora e produtora de cinema norte-americana, vencedora de dois Oscars como melhor atriz, um interpretando “Clarice”, a jovem policial de “O silêncio dos inocentes”, papel que lhe tornou conhecida. É formada em Literatura pela Universidade de Yale. Começou na carreira cedo, as 3 anos de idade fazendo os anúncios de televisão para a empresa Coppertone e nunca mais parou. Em 2007 assumiu publicamente sua homossexualidade e a relação com Cidney Bernard, sua companheira havia 14 anos. E em 2010 surpreendeu novamente ao revelar para o mundo que usava aparelho auditivo. Não se sabe qual a gravidade de sua perda auditiva, nem desde quando a tem. Ela continua trabalhando e curiosamente é a dubladora da versão em francês de seus filmes devido a pronúncia exemplar.

LESLIE NIELSON nasceu no Canadá em 1926 e morreu em 2010 aos 82 anos, devido a complicações decorrentes de uma pneumonia. Foi um ator que se destacou interpretando personagens cômicos em filmes dos anos 80 e 90, como a série de filmes “Corra que a polícia vem ai” e “Mr. Magoo”. Curiosamente este seu personagem em “Mr. Magoo” era distraidamente engraçado devido a problemas de audição. Leslie era realmente surdo e usou aparelhos auditivos a maior parte de sua vida, não se sabe o que ocasionou sua surdez. Sua carreira foi longa, o ator fez mais de 100 filmes e 1500 programas de televisão, interpretando cerca de 220 personagens diferentes.

Tópicos: Sem categoria
arrow-up