Por que pessoas com deficiência auditiva têm dificuldade para falar?


As pessoas com algum tipo de deficiência auditiva, em especial, as deficiências auditivas de graus mais severos apresentam dificuldade para falar porque perdem a referência auditiva. Ou seja, não escutam bem e por consequência falam com alguma distorção ou ainda apresentam atraso no desenvolvimento da fala por conta de uma perda auditiva desde a infância ou nascimento.

É importante salientar que as dificuldades com a fala podem ser decorrentes de diversos outros problemas, não apenas o auditivo. Mas o fato de uma pessoa com deficiência auditiva, apresentar problemas na fala pode estar sim relacionado com a falta da capacidade de ouvir os estímulos auditivos.

Já é de senso comum que aprendemos a falar ouvindo. Portanto, as pessoas que não ouvem (surdos) não aprendem a falar. Reforçando assim, a importância do tratamento dos diversos tipos de perda auditiva. Estas têm como solução o uso de aparelhos auditivos, equipamentos estes, que além de amplificarem o som, irão proporcionar ao usuário a percepção de sua voz, o que só irá contribuir no processo de fala.

Para auxiliar aqueles que apresentam algum tipo de deficiência auditiva e/ou de fala, orienta-se a procura de profissionais especializados, como um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo, que irão diagnosticar e posteriormente tratar do problema. Com o uso de aparelhos auditivos e acompanhamento profissional, pode-se auxiliar e restaurar a habilidade de escutar e falar, melhorando assim a qualidade de vida dessas pessoas.

A Rede de Clínicas Direito de Ouvir conta com 180 unidades especializadas no tratamento e adaptação a aparelhos auditivos. São 300 cidades espalhadas por diversas regiões do Brasil. Acesse: www.direitodeouvir.com.br e marque sua consulta!

 

Tópicos: Saúde Auditiva
arrow-up