Processamento auditivo e sua importância no desenvolvimento humano


Já parou para pensar o quanto o corpo humano age de forma sistêmica e adequada as nossas necessidades? O mesmo vale para o sistema auditivo, é através do processamento auditivo que em conjunto com o sistema nervoso, irá utilizar as informações que chega através da audição.
Desde o nascimento a criança já possui a habilidade de localizar, focar, ignorar e memorizar os sons. Porém, algumas nascem com dificuldades nestas habilidades, o que gera a desatenção e a dificuldade de concentração, compreensão e aprendizagem. Também conhecidas como “Transtorno no Processamento Auditivo”, essas dificuldades irão afetar diretamente tais crianças, agredindo o seu desenvolvimento escolar.
Tanto nos adultos como nas crianças, a desatenção, a falta de memória, concentração e entendimento, podem ser sintomas de Transtorno do Processamento Auditivo, relata a Dr. Otorrinolaringologista Rita Guimarães de Curitiba. Segundo Rita, o transtorno pode estar presente tanto em pessoas que possuem a perda auditiva, como aquelas que não a possuem.
O recomendável é que ao apresentar qualquer sintoma como os já citados anteriormente, como a dificuldade de aprendizagem, leitura, escrita, falta de memória, desatenção e outros, procure um médico especialista o quanto antes para a detecção da possível causa.
Ao detectar-se o transtorno, é necessário que haja um acompanhamento com um profissional Otorrinolaringologista, para que seja feito todos os exames auditivos necessários, havendo assim, um histórico clinico detalhado.

 

Tópicos: Saúde Auditiva
arrow-up