Qual a vida útil de um aparelho auditivo?


Um aparelho auditivo é muito importante para a vida de muitas pessoas, principalmente porque ele é responsável por devolver à ela a audição, algo que é muito importante no nosso dia a dia.

Sendo assim, todo o cuidado que você precisa ter com o seu aparelho é de fundamental importância, e isso também diz respeito a como você consegue avaliar maneiras ou não de poder garantir o seu uso por mais tempo.

Por isso vamos trazer algumas dicas de como você pode cuidar de seu aparelho auditivo para que o mesmo dure por muito mais tempo e você de fato consiga tratar corretamente o seu problema de audição com o tempo necessário.

Quanto dura um aparelho auditivo

Um aparelho auditivo não possui um tempo de vida útil determinado de maneira prévia, mas alguns especialistas afirmam que com todos os cuidados e todas as manutenções regulares ele pode durar de 3 a 5 anos.

Essa variação se dá por diversos fatores, dentre eles a qualidade do aparelho e condições às quais o mesmo é submetido, e é por isso que você precisa estar sempre atento em como vai lidar com ele.

Alguns cuidados são essenciais para prolongar a vida útil do seu aparelho auditivo, e seguindo algumas regras básicas, você não vai precisar trocar de aparelho tão cedo, e vai aproveitar todos os seus benefícios.

Cuidados com o aparelho

Existem algumas práticas do dia a dia que pode ajudar você a manter o aparelho auditivo por muito mais tempo, e isso vai de acordo com a sua disponibilidade em seguir à risca todas as dicas que foram dadas.

Isso porque é um aparelho sensível, ou seja, ele demanda muito mais do que você pensa. Cada passo em falso pode causar um dano muito significativo, de modo que você possa ficar sem o seu aparelho posteriormente.

Entendendo este lado vamos trazer as mais importantes dicas de como cuidar bem do seu aparelho auditivo, para que o mesmo possa te acompanhar por muito mais tempo e sem nenhum tipo de dor de cabeça.

Realize limpezas constantes

O aparelho auditivo precisa de limpezas constantemente, e o ideal é que você faça uma vez na semana, com o fim de garantir que ele não pare de funcionar somente por algum tipo de falta de cuidado nesse sentido.

Para realizar a limpeza você deve desconectar as partes, e deixar em separado a parte eletrônica, para que não tenha nenhum tipo de contato com água ou líquidos e possa danificar tal peça.

A outra parte você pode lavar com água e sabão mesmo, com o auxílio de uma escova. Faça todo o processo de limpeza e seque bem, e quando estiver seco, junte as partes e comece a usar novamente.

Tome cuidado ao praticar atividade física

A prática de atividade física é muito importante, mas existem alguns exercícios mais pesados ou que podem promover alguns choques mais significativos que não podem fazer bem para o seu aparelho.

Antes de iniciar qualquer atividade física, pergunte para o seu médico se você pode fazer aquele exercício mesmo com o uso do aparelho, para que ele avalie se de fato está ou não liberado para esta finalidade.

Isso porque podem ocorrer choques e podem quebrar o aparelho ou danificar sua estrutura, sendo indicado que não o use mais ou até mesmo que seja trocado, e por isso é importante tratar tal assunto de tal maneira.

Tire sempre antes de tomar banho

Mesmo que seja uma simples dica, algumas pessoas esquecem que não podem tomar banho de aparelho auditivo. Certo que a limpeza do mesmo é importante, como já vimos, mas não precisa exagerar.

A parte eletrônica do aparelho não pode, em hipótese alguma, entrar em contato com água, já que isso pode danificar todo o seu circuito, e quando isso acontece ele pára de funcionar completamente.

Visto isso, lembre-se sempre que antes de tomar banho é muito importante tirar o seu aparelho auditivo, para que você consiga considerar o seu uso por mais tempo e com maior qualidade.

Tire e desligue antes de dormir

Essa é uma outra prática que alguns possuem, e que não é tão indicada pelos especialistas. Quando dormimos não precisamos necessariamente de uma aparelho, salvo em algumas situações.

Se você mora sozinho, ou fica distante de outras pessoas pode-se até relevar, mas o ideal é que você tire e desligue, para que a bateria possa ser preservada para ser usada posteriormente por mais vezes.

Caso o aparelho seja recarregável é melhor ainda, visto que você pode justamente aproveitar este período para que a bateria seja recarregada, e assim tenha um bom uso no dia seguinte.

Realize avaliações com fonoaudiólogo

Muitas pessoas vão ao fonoaudiólogo, ele prescreve o uso de aparelho auditivo, elas compram o aparelho e somem. Isso é, do ponto de vista médico, um grave erro e que pode trazer consequências.

O primeiro erro é que o próprio médico precisa avaliar melhor o aparelho em si, se ele resolve o seu problema, as condições do aparelho para que você então possa ir embora fazer o seu uso tranquilamente.

Faça manutenções regulares

Além de avaliar o estado do seu aparelho auditivo, o fonoaudiólogo também vai ser o responsável por fazer ou indicar as manutenções que devem ser feitas, e isso deve ser feito sempre periodicamente.

Primeiro, é indicado que você faça em 15, em 30 e depois em 60 dias, ou conforme o médico solicitar, para que ele possa avaliar o funcionamento de fato de seu aparelho e você obtenha dele o máximo possível.

Além disso, é uma forma de antecipar algumas disfunções, o que pode prolongar ainda mais sua vida útil, tendo agido em cada erro ou problema encontrado no aparelho de maneira pronta e ágil.

Cuidar de um aparelho auditivo demanda atenção, limpeza, consulta com fonoaudiólogo e muitas outra pautas que são muito importantes para o processo.

Com todos esses cuidados, certamente, você vai ter o seu aparelho auditivo funcionando por muito mais tempo e com qualidade garantida.

Tópicos: Aparelhos Auditivos
arrow-up